O governo do Estado realiza hoje um ato oficial para a abertura das comportas da barragem em Bom Retiro do Sul. Para tal, está programado um encontro entre líderes estaduais, regionais e municipais na própria eclusa. O evento está agendados para às 14h. A partir disso, com a redução de dois metros no nível do Rio Taquari, será possível visualizar ainda mais o tamanho do estrago causado pela trágica enchente de maio passado.
Foi assim em dezembro do ano passado, quando o Dnit também autorizou a referida abertura. Desta vez, porém, a catástrofe foi maior e a curiosidade dos atores locais está ainda mais aguçada. E, entre as peças perdidas durante a catástrofe, muitos querem saber onde estará a balsa que por pouco não destruiu parte da ponte entre Lajeado e Estrela.
Estrela vai debater novas pontes
Todos ospostulantes ao cargo de prefeito (a) de Estrela já publicaram os planos de governo no site Divulgacand. E a mobilidade urbana está em pauta. Atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Elmar Schneider (MDB) promete realizar projetos para duas novas pontes sobre o Rio Taquari. Uma em direção a Cruzeiro do Sul, e outra a Lajeado. Representante do União Brasil, Carine Schwingel quer alargar o viaduto sobre a BR-386 projeta alinhamento de estratégias nacional, estadual e regional para obras estruturantes de ligação com outros municípios Já o pré-candidato João Braun (PP) prioriza a readequação e padronização do calçamento, prevê debate sobre estacionamento no centro da cidade, e projeta captar recursos federais e estaduais para pavimentação de vias. E os candidatos Jair Wermann (Novo) e Renato Horn (PSB) sugerem novos acessos ao município junto à BR-386, com viadutos para conectar a rodovia com a Av. Coronel Brito.
Árvores e harmonia
A capital gaúcha tem lá seus defeitos, é bem verdade. Mas de uma coisa os porto-alegrenses podem se orgulhar: as diversas ruas arborizadas em meio aos centros urbanizados e verticalizados. Poderia ser melhor, é bem verdade. Mesmo assim, a harmonia entre postes, calçadas, vias públicas e árvores históricas impressiona. E causa inveja, é claro. Afinal, e não é de hoje, as políticas públicas locais nunca estiveram alinhadas ao tema da arborização. Pelo contrário. Em nossos pagos, a regra parece ser o corte desenfreado. E não é de hoje, reforço.
Forneck e Dreyer apresentam propostas
Na semana passada publiquei alguns detalhes dos planos de governo de três pré-candidatos a prefeito (a) de Teutônia. Nesta semana, outros dois pré-candidatos divulgaram as respectivas propostas na plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso, Celso Forneck (PDT) e Renato Dreyer (PT). Sobre o primeiro, destaque para a projeção de ampliar o apoio às empresas teutonienses e os planos para atração de novas empresas. Já o petista promete a modernização do Sistema de Videomonitoramento e a ampliação para toda a cidade e interior.
Navegação pela metade
Diretor da empresa Darcal Dragagens Areia e Cascalho, com sede em Bom Retiro do Sul, Marco Pereira participou do programa Frente e Verso dessa terça-feira. Ele trouxe detalhes de como funciona a navegação no Vale do Taquari. Aliás, detalhes de como “não funciona”. Segundo ele, as embarcações precisam navegar com metade da capacidade de carga. Caso contrário, não navegam. É uma triste realidade que, embora tenha sido agravada com as recentes enchentes e assoreamento do Rio Taquari, já perdurava há décadas. E os repórteres já cansaram de publicar as mais diversas promessas do governo federal, que voltou a prometer serviços (decentes) de desassoreamento.
Novas regras e condutas na câmara
A mesa diretora da câmara de Lajeado divulgou novas regras para o período de eleições. Entre essas, o Legislativo proíbe ao agente público, no âmbito da Câmara Municipal, as seguintes condutas: fixar, colocar ou distribuir material de campanha eleitoral de qualquer candidatura nos ambientes internos e externos, ou por meios eletrônicos, inclusive janelas, fachadas e estacionamento interno, onde é vedada a permanência de veículos adesivados, embandeirados ou identificados com material de candidatura; realizar reuniões ou receber para tratar de assuntos relacionados a campanha eleitoral de qualquer candidatura, partido político ou coligação, inclusive no Gabinete de Vereador; ceder ou usar, em benefício de qualquer candidatura, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à câmara. E cabe ao eleitor fiscalizar, é claro!
TIRO CURTO
- A câmara de Lajeado convocou os secretários municipais de Planejamento, Cátia Bertelli, e de Assistência Social, Céci Gerlach, e também o procurador-geral Natanael Zanatta para falar na tribuna sobre a construção das casas destinadas às famílias atingidas pela enchente. E os três aguardam a definição das datas e horários para tais participações em plenário.
- Também em Lajeado, o Executivo projeta pavimentação asfáltica dos trechos de maior declive e aclive da Rua Romeu Júlio Scherer, no bairro Olarias, próximo ao acesso à ponte do exército.
- A cidade de Teutônia celebra a conquista de novos empreendimentos oriundos de cidades vizinhas. Há pequenos, médios e grandes empreendimentos em análise e/ou em fase de instalação. De fato, a enchente mudou a geografia empresarial. E devemos comemorar a permanência dessas muitas empresas e empregados no Vale do Taquari.