Há 20 anos, fazia um ano das promessas de Germano Rigotto

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, fazia um ano das promessas de Germano Rigotto

Em julho de 2003, Lajeado tinha sido a capital do Rio Grande do Sul por um dia. Isso fazia parte de um projeto de interiorização do governo do Estado para identificar melhor as demandas de cada comunidade.

Na ocasião, o Vale do Taquari reivindicou obras, em especial, de pavimentação asfáltica nas rodovias e da conclusão da ponte entre Travesseiro e Marques de Souza. Um ano depois, a região cobrava as promessas não cumpridas.

Na época, o governador do Estado era Germano Rigotto e, entre as principais solicitações, estava a ponte sobre o Rio Forqueta, entre Marques e Travesseiro, um impasse que se manteve até 2006.

O asfalto entre Lajeado e Santa Clara do Sul foi uma das obras entregues

Outra demanda era o asfaltamento da ERS-421 entre Lajeado e Forquetinha, que ainda era de chão batido e tinha constante tráfego de caminhões. Além da retomada nos trabalhos de asfalto na ERS-332, entre Arvorezinha e Soledade.

No dia da interiorização, a Amvat apresentou uma lista de prioridades e, entre elas, estava o acesso asfáltico a Relvado e o asfalto entre Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, Capitão a Arroio do Meio, Travesseiro a Forqueta, Canudos do Vale a Forquetinha e Sério a Forquetinha. Ainda hoje existem trechos não pavimentados nessas estradas.

Já o trecho da ERS-332 em Arvorezinha continuava de chão batido

Algumas obras prometidas, no entanto, foram inauguradas. O asfalto da então ERS-413 (entre Lajeado e Santa Clara do Sul) tinha sido concluído, assim como a ERS-435 (Putinga a Ilópolis) e a VRS-828 (Taquari).

Há 50 anos…
Miniaturas com palitos de fósforo

Um dos funcionários da Delegacia de Polícia de Estrela, Renato Reni da Rocha, se dedicava também ao artesanato. A notícia circulava nas páginas do Jornal Nova Geração de Estrela.

Rocha construiu uma miniatura da Igreja Evangélica de Estrela, usando 9,5 mil palitos de fósforo. Ele também já tinha feito réplicas da Igreja Matriz de Lajeado, de Estrela e da Igreja Evangélica de Lajeado. Na época, o prefeito de Estrela, Gabriel Mallmann, pediu para que Rocha fizesse uma miniatura da prefeitura de Estrela.

Polar devolvia terreno da Praça da Matriz

A câmara de vereadores de Estrela aprovava o projeto de retorno do terreno doado para a Polar. Alguns meses antes, a Cervejaria Polar tinha recebido um imóvel do município para construir um hotel e um restaurante na Praça Menna Barreto, em frente à Igreja Matriz da cidade.

O antigo Abrigo Municipal de Estrela tinha inclusive sido derrubado para dar lugar ao novo empreendimento. Mas, na época, a repercussão na comunidade foi negativa e motivou que o hotel fosse construído em outro local. Assim, a Polar devolveu o terreno e recebeu outro, no Cristo Rei.

Hoje é

  • Dia do Cardiologista

Santo do dia: São Maximiliano

Acompanhe
nossas
redes sociais