Precisamos de uma nova ponte no Rio Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Precisamos de uma nova ponte no Rio Taquari

O assunto não é novo. Pelo contrário. É velho demais. A construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari já era debatida na longínqua década de 70, poucos anos após a inauguração da primeira travessia entre Lajeado e Estrela. Passado meio século, e os líderes regionais ainda não chegaram a um consenso sobre a importância desta nova estrutura. Foram diversos os debates, encontros, seminários e conversas de botequim. E até o momento não temos sequer um esboço de projeto regional para apresentar aos governos estadual e federal. Por ora, apenas desejos, promessas e politicagem em cima desta tão importante conexão. Enquanto isso, a logística do Vale do Taquari tenta sobreviver em meio aos acidentes, enchentes, protestos e explosões. E a grande pergunta é: por quanto tempo ainda vamos depender da sorte e suporta r tanta frouxidão nas decisões?

Ora, já imaginaram se a ponte entre Estrela e Lajeado não tivesse aguentado a força da correnteza e dos destroços durante as trágicas enchentes? É isso mesmo. O prejuízo seria imensurável para todo o Vale do Taquari, Estado e país. Eu reforço. Não há como mensurar as perdas de uma eventual queda da única ligação entre as duas cidades. E as imagens não mentem. Faltou pouco para isso ocorrer. Aliás, e relembrando alguns bastidores daqueles dias de caos entre abril e maio passado, lembro de ouvintes, internautas e leitores do Grupo A Hora literalmente rezando por uma sobrevida à ponte. E com razão. Eu mesmo orei para que as toneladas de ferro e concreto suportassem a fúria das águas. Mas de nada vai adiantar a oração se sofrermos um evento climático ainda mais furioso. Portanto, e para logo, precisamos deixar a morosidade de lado e agir. A hora é agora!

Costella, faltam 133 dias para o Natal

Secretário de Transporte e Logística do RS, Juvir Costella (MDB) prometeu por diversas vezes que o governo estadual de Eduardo Leite (PSDB) vai entregar a nova ponte da ERS-130 até o próximo Natal. Ou seja, e de acordo com Costella, a complexa construção da estrutura sobre o Rio Forqueta precisa ser finalizada em um prazo de até 133 dias. Aguardemos!

Festa da Democracia começa sexta-feira

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito (a) de Lajeado ocorre sexta-feira, na Rádio A Hora, às 10h, já no primeiro dia de campanha oficial dentro das complexas regras do pleito eleitoral. Será o primeiro encontro entre Carlos Ranzi (MDB), Gláucia Schumacher (PP) e Sérgio Kniphoff (PT), os três postulantes ao cargo máximo da prefeitura lajeadense. E a expectativa pelo início da “festa da democracia” já toma conta dos respectivos diretórios. Afinal, e as eleições norte-americanos são a prova mais recente disto, um bom (ou um mal) debate pode impactar e muito no resultado das urnas. Mas nem tudo está perdido para quem não se sair bem. Um outro encontro entre os três adversários já está agendado para o dia três de outubro, às vésperas do aguardado dia da votação.

Abraço ao Morro Gaúcho

Um grupo de voluntários e ambientalistas ligados à ONG Ecobé agendou para 24 de agosto, às 14h, o “Abraço ao Morro Gaúcho”. O movimento quer chamar a atenção de líderes e atores regionais para a criação de uma “Unidade de Conservação Morro Gaúcho”. Segundo eles, a preservação do ambiente natural pode auxiliar na diminuição dos riscos de deslizamentos de barrancas e assoreamento do Rio Taquari, além de manter as condições de vida para uma “incrível diversidade de espécies arbóreas nativas e animais silvestres”, e também de “inúmeras nascentes que compõem nossos cursos hídricos”. Além disso, claro, o grupo se opõe à construção de um complexo turístico, ambiental e cultural por parte da iniciativa privada previsto para ocorrer no Morro São José.

Novas pontes e a academia

Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e cotada para assumir como Vice-Reitora da Univates em 2025, Cíntia Agostini já participou de diversos embates sobre logística regional. Entre esses, claro, os debates sobre a necessidade de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. Diante disso, ela pretende provocar a academia (e os acadêmicos) para pensar, debater e apresentar soluções de travessias para reconectar ainda mais a nossa região. A ideia é interessante.

TIRO CURTO

  • As comportas da eclusa de Bom Retiro do Sul serão abertas amanhã para a limpeza das margens e do próprio leito do Rio Taquari. A estrutura permanecerá aberta até o próximo sábado. O movimento deve revelar o destino de diversas estruturas destruídas pelas recentes enchentes. E também servirá para uma avaliação sobre a necessidade – ou não – do desassoreamento.
  • Presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Picinini participa do próximo Tá Na Mesa, organizado pela Federasul. O evento é amanhã, às 12h, com o tema “100 dias da tragédia sem auxílios”. Além dele, o painel contará com representantes da Conservas Oderich, do 360 Gastro Barm da Top 3, e também do produtor rural de Roca Sales, Lourenço Caneppele.
  • Perguntinha básica: os governos de Lajeado e Arroio do Meio vão mesmo custear sozinhos as contas pela depreciação das vias de acesso às pontes de ferro e do exército?

Acompanhe
nossas
redes sociais