O governador Eduardo Leite vai visitar o município de Encantado nesta segunda-feira, 12. Ele deve chegar à cidade por volta das 15h30min para vistoriar as obras dos módulos temporários, destinados a abrigar as famílias que perderam casas na enchente.
São 30 unidades que serão instaladas pelo governo do Estado, 25 delas situadas no bairro São José e outras cinco no Distrito de Palmas (que já estão mobiliadas). Cada módulo possuí 27 metros quadrados e irá acomodar famílias menores. Ambos locais são seguros e livres de inundações. As áreas de instalação receberão jardinagem e locais de lazer.
Atualmente, Encantado ainda possuí 299 pessoas nos seis abrigos. São 118 famílias. Com os módulos, três abrigos serão desfeitos. Os ocupantes serão destinados aos módulos, e o município ficará com 90 famílias abrigadas.
Outro município que conta com a instalação dos módulos é Estrela. A cidade foi contemplada com 31 casas provisórias cedidas pelo governo estadual. As unidades serão instaladas no bairro Imigrantes, parte em área próxima ao salão comunitário São José Operário e o restante nas proximidades do Centro de Referência de Assistencial Social (Cras) da localidade. A ação ocorre por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).
Além de Encantado e Estrela, devem receber módulos transportáveis para moradias temporárias os municípios de Cruzeiro do Sul e Triunfo, que já possuem terrenos adequados. Também serão contemplados, mas ainda precisam definir terrenos para receberem os módulos, Eldorado do Sul, Lajeado e Arroio do Meio.
O investimento total é de R$ 66,7 milhões para aquisição de 500 unidades habitacionais transportáveis. Além das moradias temporárias, o governo do Estado está aportando R$ 56,4 milhões na construção de casas definitivas.