Quase 4 mil mesários atuarão nas eleições

GUARDIÕES DA DEMOCRACIA

Quase 4 mil mesários atuarão nas eleições

Só em Lajeado, são 716 voluntários convocados pela Justiça Eleitoral. Após nomeações definitivas, cartórios começarão treinamentos. Quem atuar no pleito de outubro tem direito a benefícios

Quase 4 mil mesários atuarão nas eleições
Após convocação, mesários serão chamados para treinamentos. (Foto: HENRIQUE PEDERSINI)
Vale do Taquari

Quando se voluntariou a trabalhar como mesária nas eleições de 2010, Thaíssa Künzel, 32, não imaginava que encontraria, ali, uma paixão. Moradora de Lajeado, ela nunca perdeu um pleito desde então. Está entre os 716 que foram convocados este ano pelo cartório da 29ª Zona Eleitoral na cidade mais populosa da região.

Embora o protagonismo de uma eleição sempre recaia sobre candidatos e partidos, os mesários são responsáveis por fazer o pleito acontecer, em conjunto com servidores da Justiça Eleitoral. Em todo o Vale, serão 3.971 voluntários, espalhados por 38 municípios. Os chamamentos já foram feitos pelos cartórios, via WhatsApp, carta ou ligação telefônica.

Os mesários são divididos em quatro funções, sendo o presidente de mesa o responsável por organizar a seção. Naquelas com um número maior de eleitores, há primeiro e segundo mesário, além do secretário. Pessoas que atuaram em pleitos anteriores têm preferência no chamamento, bem como aqueles que tem ensino superior, sejam professores ou servidores do Judiciário.

Ontem, 9, foi o limite do prazo para a Justiça Eleitoral nomear todos os mesários convocados para atuar no pleito de 6 de outubro. Depois, inicia o período de treinamento dos voluntários, sendo que as capacitações para presidente de mesa e primeiro mesário são presenciais, em todos os municípios.

Fortalecer a democracia

Ser convocada para atuar na eleição é motivo de orgulho, para Thaíssa. A experiência de ser mesária, segundo ela, representa uma oportunidade de contribuir diretamente para o fortalecimento da democracia, além de aprender mais sobre o processo eleitoral e servir à comunidade.

“É um papel que exige responsabilidade, mas também traz uma grande sensação de dever cumprido. Cada eleição é única, e o trabalho como mesária envolve estar atenta aos detalhes, garantir que todo o processo seja justo e transparente e atender os eleitores com cordialidade e respeito”, frisa.

Thaíssa atua na seção 105, localizada no Colégio Evangélico Alberto Torres, no Centro de Lajeado. Local onde se sente em casa a cada eleição. “Para mim, ser mesária significa estar na linha de frente da democracia, ajudando a garantir que todos tenham voz através do voto”.

Desafios pós-cheias

A eleição municipal deste ano será marcado por impactos das enchentes que devastaram a região. Mais de 80 seções eleitorais em todo o Vale foram afetadas pela cheia e terão mudança no local de votação, sendo a maior parte nas zonas eleitorais de Encantado e Lajeado.

Outro desafio envolve mesários que tiveram prejuízos com a cheia. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari, pedidos de dispensa são analisados, caso a caso, e caso seja aceito pela Justiça, se inicia o trabalho para encontrar substitutos.

“Analisamos por diversos motivos, como saúde, mudança de município, o que foi bastante comum após as cheias, e também por ter sido atingido pela enchente. O importante é que a pessoa convocada observe o prazo de cinco dias após receber a carta de convocação para se manifestar”, observa. Situações feitas próxima a data da eleição, segundo ele, não serão atendidos por falta de tempo.

Benefícios ao mesário

  • O trabalho não é remunerado, mas no dia da eleição o mesário, recebe auxílio-alimentação no valor de R$ 60
  • Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral;
  • O exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no Edital);
  • Quanto aos servidores públicos, o exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção;
  • Alguns municípios possuem leis que garantem aos mesários benefícios como a isenção de taxa para concursos públicos municipais.

Mesários por município

MUNICÍPIO | MESÁRIOS
Anta Gorda 59
Arroio do Meio 242
Arvorezinha 105
Bom Retiro do Sul 129
Boqueirão do Leão 89
Canudos do Vale 40
Capitão 45
Colinas 32
Coqueiro Baixo 29
Cruzeiro do Sul 152
Dois Lajeados 40
Doutor Ricardo 30
Encantado 231
Estrela 309
Fazenda Vilanova 49
Forquetinha 48
Ilópolis 48
Imigrante 34
Lajeado 716
Marques de Souza 64
Mato Leitão 57
Muçum 60
Nova Breścia 44
Paverama 83
Poço das Antas 27
Pouso Novo 23
Progresso 96
Putinga 64
Relvado 30
Roca Sales 115
Santa Clara do Sul 78
Sério 48
Tabaí 57
Taquari 289
Teutônia 304
Travesseiro 36
Vespasiano Corrêa 37
Westfália 32
VALE DO TAQUARI 3.971
Venâncio Aires 735

Acompanhe
nossas
redes sociais