Planos de governo X Enchentes e deslizamentos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Planos de governo X Enchentes e deslizamentos

O site DivulgaCand precisa ser de conhecimento de todos os eleitores e eleitoras. A plataforma criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite às cidadãs e aos cidadãos acessarem dados de eleições passadas, além da possibilidade de identificar o histórico das candidatas e candidatos de pleitos passados e, claro, daqueles que pretendem disputar as eleições municipais deste ano. O abastecimento das informações por parte dos agentes políticos e as respectivas coligações iniciou faz poucos dias.

Mas, e dentro de poucas semanas, a página estará repleta de informações sobre os requerimentos de registro de candidaturas, bem como sobre a arrecadação e os gastos de campanha. E o mais interessante. Cada postulante ao cargo de prefeito ou prefeita precisa disponibilizar o plano de governo. Em 2020, poucos estavam preocupados com as enchentes e deslizamentos. E basta ler os planos de governo dos prefeitos eleitos. Será que isso vai mudar em 2024? Por ora, há bons e maus exemplos já publicados na referida plataforma.

fotos: divulgação

A CCR precisa se comunicar!

A Concessionária CCR Viasul atua em uma rodovia federal que recebe dezenas de milhares de veículos todos os dias. Por óbvio, por respeito e por obrigação, a gigante empresa precisa gastar alguns poucos “tostões” para melhorar a comunicação com as regiões onde atua, com destaque, claro, ao nosso Vale do Taquari. Não é admissível que uma empresa do quilate da CCR não consiga avisar de antemão quando (de fato) vão ocorrer as recorrentes interrupções no tráfego de veículos.

As datas comemorativas e as pontes

O Vale passa por uma curiosa relação entre pontes e datas comemorativas neste período pós-catástrofe. O governo de Lajeado pretende finalizar a obra de acesso até a ponte provisória do Dnit/Exército (foto) até domingo, o Dia dos Pais. E todos torcem para que a estimativa seja cumprida. Faz pouco mais dois meses, o empresário Roberto Lucchese prometeu finalizar a reconstrução da histórica Ponte de Ferro antes do Dia dos Namorados. E cumpriu. Já o Secretário Estadual de Transporte e Logística Juvir Costella prometeu entregar a nova ponte da ERS-130 antes do Natal. Ou seja, daqui pouco mais de quatro meses. E tomara que ele consiga.

Enfim, um muro à Escola Érico Veríssimo

O governo de Lajeado anuncia concorrência pública para a construção de “muro e instalação de portões metálicos e cercamento da Escola Estadual Érico Veríssimo”, instalada no pujante bairro São Cristóvão. A sessão pública ocorre no dia 22 de agosto, às 9h. A obra é aguardada faz mais de ano pela comunidade escolar, e também pautou alguns debates na câmara de vereadores. Desde o início das obras de ampliação da Av. Alberto Pasqualini, o acesso à escola tem sofrido diversas modificações. E é preciso mais celeridade para devolver tranquilidade e segurança aos alunos.

Mais força à Defesa Civil

O governo estadual estuda formas de ampliar o efetivo das coordenadorias regionais de Defesa Civil. Hoje, por exemplo, o coordenador do Vale do Taquari também precisa se preocupar com o Vale do Rio Pardo. A ideia é criar postos de “coordenador adjunto” para atender de forma mais célere os respectivos Vales. Mas vamos combinar. A reestruturação da Defesa Civil no Rio Grande do Sul também precisa ocorrer dentro do próprio governo estadual. Não podemos mais aceitar que uma organização tão importante seja um “puxadinho” da Casa Militar.

Partido Novo e a E-Log

Pré-candidato a prefeito de Estrela, Jair Wermann (Novo) foi o primeiro postulante da cidade a publicar o plano de governo no site Divulgacand. Aliás, e até o fechamento desta edição, era o único plano já disponibilizado na plataforma do TSE. O documento possui 21 páginas e detalha as mais diversas ações previstas pelo agente público para convencer o eleitor a apostar na candidatura. E, entre as decisões previstas pelo representante da linha mais liberal da direita nacional, ele sugere a possibilidade de extinção da Empresa Pública de Logística Estrela, a E-Log, criada no início da gestão do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Elmar Schneider (MDB).

TIRO CURTO

  • O presidente Lula pode visitar o Rio Grande do Sul na próxima semana. A estimativa é que ele desembarque em solo gaúcho no dia 15. E o Vale do Taquari, diferente da expectativa de alguns prefeitos, não está no roteiro presidencial.
  • Nos últimos dias, o governo de Estrela promoveu algumas promoções pessoas de funcionários em cargos comissionados. Eles passaram de CC3 para CC4.
  • Em Guaporé, a decisão do MDB de se unir ao PL surpreendeu o PDT, que contava com os emedebistas para repetir a parceria na majoritária. E tais movimentos geraram muitos burburinhos.
  • Durante o lançamento oficial da Expovale + Construmóbil, na quinta-feira, os pré-candidatos a prefeito (a) ocuparam lugares estratégicos para aparecer em imagens e canais de comunicação. Uns acertaram, outros não.
  • Na sexta-feira, em um restaurante na Rua Pinheiro Machado, no centro da de Lajeado, almoçavam juntos o pré-candidato a prefeito, Sérgio Kniphoff (PT), o pré-candidato a vice, Mateus Selke (PDT), além da esposa do petista e ex-secretária de Planejamento, Marta Peixoto, e do ex-deputado estadual, Heron de Oliveira (PDT).
  • O governo de Lajeado estuda modelos de evacuação em cidades preparadas – ou calejadas – para eventos climáticos. E, entre as ferramentas em estudo, sirenes para alarmes e pontos e rotas de fuga.
  • Algumas coligações já iniciaram conversações com opositores para avaliar a possibilidade de escapulir dos debates eleitorais. E eu quero crer que isso não é verdade. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais