Moradores do Floresta erguem abrigo de ônibus em apenas duas horas

LAJEADO

Moradores do Floresta erguem abrigo de ônibus em apenas duas horas

Mobilização busca atender, sobretudo, demanda de alunos que usam ônibus para se deslocar até escolas. Com melhora no tempo, governo prepara instalação de novas paradas na cidade

Moradores do Floresta erguem abrigo de ônibus em apenas duas horas
Valor investido na estrutura foi de menos de R$ 250, segundo morador. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Poucas horas de trabalho, mão de obra voluntária formada por apenas quatro pessoas e um investimento de menos de R$ 250. Foi assim que um grupo de moradores do bairro Floresta ergueu um abrigo para usuários de ônibus. A estrutura foi montada na rua Pedro Inácio Oliveira, próximo a esquina com a rua Ervin Seidel.

A mobilização comunitária busca atender, sobretudo, estudantes que utilizam o transporte coletivo urbano para se deslocarem às escolas da cidade. O abrigo em questão fica em ponto central do bairro, numa rua asfaltada e com acesso facilitado para a área central.

Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro Floresta, Jaime Borger, as queixas da comunidade com a ausência de paradas de ônibus no bairro não são recentes. Neste inverno, com a sequência de dias frios e úmidos, a paciência se esgotou. Um vídeo de alunos descontentes com a situação viralizou na cidade.

“Nós decidimos tomar uma providência, pois estamos cansados de esperar pelo Poder Público. Desde que assumi a presidência da associação de moradores, um dos principais pedidos sempre foi por paradas de ônibus. Não temos uma dentro do bairro, e as que haviam na RSC-453 foram retiradas por conta das rótulas”, relata.

“Já é uma grande coisa”

O material utilizado na estrutura foi adquirido em uma empresa do bairro. O trabalho de construção da estrutura, conforme Borger, ocorreu todo na tarde de quinta-feira, 8. “Com apenas telha, zinco e prego fizemos esse abrigo. Em duas horas, executamos. O boleto da compra está lá na minha casa”, frisa.

Ainda que não seja uma estrutura nas condições ideais, acredita que a obra resolverá, de forma paliativa, o problema para as crianças que esperam pelo ônibus. Não é um abrigo perfeito, mas estamos fazendo algo pelo bairro. Já é uma grande coisa”.

No primeiro dia após a conclusão, o espaço já foi utilizado por usuários e recebeu elogios dos moradores. Junto à cobertura, uma placa com a frase “O povo pelo povo” foi fixada para simbolizar a mobilização comunitária.

Licitação concluída

Em nota encaminhada à reportagem, a administração municipal informa que há um processo licitatório concluído com a previsão de instalação de 50 novas paradas de ônibus em Lajeado. Os pontos escolhidos ainda estão em avaliação, mas há a garantia de que o Floresta será contemplado, conforme o secretário municipal de Obras, Günther Meyer.

“São considerados aspectos como questões técnicas, terreno, segurança do local em relação ao trânsito e pontos com maior número de usuários. Com previsão de tempo seco para a próxima semana, será iniciada a instalação de paradas na segunda-feira, 12”, destaca a nota. Conforme o município, hoje são cerca de 750 pontos de parada de ônibus em operação.

Acompanhe
nossas
redes sociais