Poucas horas de trabalho, mão de obra voluntária formada por apenas quatro pessoas e um investimento de menos de R$ 250. Foi assim que um grupo de moradores do bairro Floresta ergueu um abrigo para usuários de ônibus. A estrutura foi montada na rua Pedro Inácio Oliveira, próximo a esquina com a rua Ervin Seidel.
A mobilização comunitária busca atender, sobretudo, estudantes que utilizam o transporte coletivo urbano para se deslocarem às escolas da cidade. O abrigo em questão fica em ponto central do bairro, numa rua asfaltada e com acesso facilitado para a área central.
Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro Floresta, Jaime Borger, as queixas da comunidade com a ausência de paradas de ônibus no bairro não são recentes. Neste inverno, com a sequência de dias frios e úmidos, a paciência se esgotou. Um vídeo de alunos descontentes com a situação viralizou na cidade.
“Nós decidimos tomar uma providência, pois estamos cansados de esperar pelo Poder Público. Desde que assumi a presidência da associação de moradores, um dos principais pedidos sempre foi por paradas de ônibus. Não temos uma dentro do bairro, e as que haviam na RSC-453 foram retiradas por conta das rótulas”, relata.
“Já é uma grande coisa”
O material utilizado na estrutura foi adquirido em uma empresa do bairro. O trabalho de construção da estrutura, conforme Borger, ocorreu todo na tarde de quinta-feira, 8. “Com apenas telha, zinco e prego fizemos esse abrigo. Em duas horas, executamos. O boleto da compra está lá na minha casa”, frisa.
Ainda que não seja uma estrutura nas condições ideais, acredita que a obra resolverá, de forma paliativa, o problema para as crianças que esperam pelo ônibus. Não é um abrigo perfeito, mas estamos fazendo algo pelo bairro. Já é uma grande coisa”.
No primeiro dia após a conclusão, o espaço já foi utilizado por usuários e recebeu elogios dos moradores. Junto à cobertura, uma placa com a frase “O povo pelo povo” foi fixada para simbolizar a mobilização comunitária.
Licitação concluída
Em nota encaminhada à reportagem, a administração municipal informa que há um processo licitatório concluído com a previsão de instalação de 50 novas paradas de ônibus em Lajeado. Os pontos escolhidos ainda estão em avaliação, mas há a garantia de que o Floresta será contemplado, conforme o secretário municipal de Obras, Günther Meyer.
“São considerados aspectos como questões técnicas, terreno, segurança do local em relação ao trânsito e pontos com maior número de usuários. Com previsão de tempo seco para a próxima semana, será iniciada a instalação de paradas na segunda-feira, 12”, destaca a nota. Conforme o município, hoje são cerca de 750 pontos de parada de ônibus em operação.