De olho na Libertadores, o Grêmio entrou em campo com um time misto e mesmo assim venceu o Cuiabá fora de casa por 3 a 1 e provisoriamente assume a 11ª colocação com 24 pontos.
Etapa inicial de maior efetividade gremista no ataque. O Tricolor ficou menos tempo com a bola nos pés, 36% de posse, mas aproveitou a principal chance criada. Gustavo Nunes abriu o placar após rebore de chute de Braithwaite. Das cinco finalizações do Grêmio, três tiveram a direção do gol.
No segundo tempo, logo no começo, em uma cobrança de escanteio, a bola bate em Braithwaite e morreu no fundo do gol defendido por Caíque.
O gol acordou o time gremista que chegou a vitória com dois gols do estreante Braithwaite. Aos 18min, Monsalve fez jogada individual espetacular, passou por três marcadores, invadiu a área e rolou na medida para Braithwaite. O atacante pegou de primeira e recolocou o Grêmio em vantagem na partida.
Aos 40min, Braithwaite recebeu cruzamento na área, cabeceou firme e exigiu grande defesa de Walter. No rebote, pegou de primeira, bateu forte e estufou a rede para ampliar a vantagem gremista.
Com a vitória, o tricolor fica quatro pontos distante da zona do rebaixamento.
Agora o Grêmio se prepara para enfrentar o Fluminense na Libertadores. Na próxima terça-feira joga contra o tricolor carioca em Curitiba, às 19h.
Pelo Brasileirão, o próximo jogo é contra o Bahia, no Estádio Alfredo Jaconi, no sábado, 17, às 18h30min.