Além dos recentes eventos especiais para reforçar a relevância dos alunos para o CMB – como o show da Banda Feitoria na abertura do segundo semestre e a apresentação da Orquestra do Sesi nesta sexta-feira, 9 – a instituição investe em projetos pedagógicos e sociais, e na modernização da estrutura para promover educação de excelência, que priorize a vida e a ciência, e contribua para a formação de pessoas conscientes e solidárias.
Cidadãos comprometidos
A diretora Maria Elena Jacques enfatiza que no CMB o estudante tem foco contínuo. “O estudante é a razão do Madre Bárbara existir há tantos anos. Todo o nosso trabalho é realizado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos, fortalecendo a missão de entregar à sociedade cidadãos comprometidos com a construção de um mundo melhor”, destaca, salientando a parceria com as famílias para que os estudantes cresçam com autonomia, mas sempre com o olhar e o afeto dos pais para avançar.
Da abertura dos muros à reestruturação
Em tantos anos de história, a diretora lembra ações da sua gestão que transformaram a instituição e repercutiram no desenvolvimento dos estudantes. Além do trabalho pedagógico multidisciplinar, ela recorda a abertura dos muros do colégio, que permitiram uma gestão mais próxima da comunidade, e a ampla reestruturação do colégio. “A ampliação da educação infantil foi crucial para a comunidade escolar, pois passamos a atender crianças a partir de zero ano, o que foi um diferencial na região.”
Além de ser uma alternativa para as famílias que não tinham com quem deixar os filhos, a medida possibilitou transformar a infraestrutura, o atendimento e o acolhimento. Esse novo foco na qualidade repercutiu ainda em investimentos para as demais turmas do CMB, cujos espaços igualmente passaram por reestruturações. A diretora recorda também a entrega do moderno laboratório, que pode ser ‘explorado’ por todas as turmas, a construção do miniauditório e da capela. “Mesmo o colégio se reestruturando constantemente, jamais perderemos nossa essência.”
Quarto pavimento
A partir de 2025, a comunidade escolar contará com a nova estrutura do quarto pavimento. O espaço de 1.133 metros quadrados terá oito salas de aula, sala multiuso de 140 metros quadrados e um terraço de 190 metros quadrados com tela expandida, grama sintética e jogos. “Todos os espaços do colégio são para todos. Hoje contamos com cerca de 1,3 mil estudantes e todos esses investimentos visam oferecer novas oportunidades de aprendizagem, integração e desenvolvimento”, reforça Maria Elena, que finaliza parafraseando o educador Rubem Alves: “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.”
Cunho Social
O CMB também mantém um contínuo trabalho na área social, desenvolvendo na comunidade escolar o senso de participação, colaboração e cuidado. “No Madre Bárbara, oferecemos o nosso melhor e priorizamos o ser ao invés do ter.” Na maior catástrofe climática do RS, em maio, quando o colégio também foi duramente atingido, o CMB reforçou seu apoio à comunidade, auxiliando alunos, famílias e colaboradores atingidos.
DEPOIMENTO DOS ESTUDANTES
“Entrei no CMB nos Anos Iniciais e esse ano concluo o Ensino Médio. Os melhores anos da minha vida foram aqui. Estou encerrando um ciclo e, como estudante do Madre Bárbara, afirmo que o colégio sempre me guiou para o caminho certo, tanto para os estudos, quanto para a vida. Assim como a instituição cresceu, também me desenvolvi. Para todos os estudantes, a minha dica é para que não tenham medo de viver todas as experiências que o CMB oferece, e elas são inúmeras.” João Vitor Becker Delving, 18, do Terceirão
“Estudo no CMB desde o Nível 4 e a escola mudou bastante, o que é muito importante para que eu também cresça como estudante. Aqui a gente evolui pelos vários projetos oferecidos, como o Líder em Mim, que é muito legal, aprendemos sobre valores, responsabilidades, família e escola. São ensinamentos para o nosso dia a dia como estudante e para a vida. Os professores sabem o que precisamos e nos ajudam muito nessa caminhada. Estar nessa escola é muito bom, pela educação, pelo social, pelas atividades extracurriculares e pelos amigos.” Maria Clara Kunzler Chiella, 12, do 7º Ano do EF
Diretora Maria Elena: formação de pessoas conscientes e solidárias
João Vitor Becker Delving
Maria Clara Kunzler Chiella