Cinco templos que você precisa conhecer no Vale do Taquari

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Cinco templos que você precisa conhecer no Vale do Taquari

Centenária

Westfália tem um dos redutos de fé mais antigos do vale. A igreja Evangélica Sião, na Linha Frank, foi inaugurada em 1887.

A construção é chamativa, feita em pedras grés, preservada por mais de 100 anos.

Uma curiosidade: nessa igreja está o registro do batismo do ex-presidente Ernesto Geisel, militar que ocupou o cargo máximo do Brasil durante a ditadura, na década de 70.

Charme e simplicidade

No interior de Muçum, a Capela Nossa Senhora das Dores chama atenção pela simplicidade. É uma pequena construção em madeira que preserva em seu interior belas pinturas e imagens de santos. O templo foi construído na década de 50, sendo mantido pelos poucos moradores que ainda residem na comunidade.

Igreja no topo da serra

A imponente Igreja Matriz São José chama atenção de quem transita por Sério. Num dos locais mais altos da cidade, o ponto de fé chama atenção pela escadaria e pelos jardins floridos. Tem ainda a fonte da água viva e uma bela estátua do santo.

Arquitetura chamativa

Em Venâncio Aires, a Igreja São Sebastião Mártir é cartão-postal da cidade. De frente à Praça Thomaz Pereira e sem nenhum muro, os dois destinos praticamente se fundem e formam um grande espaço de lazer e contemplação.

O templo é o segundo maior da América Latina no estilo neogótico. As torres podem ser vistas de vários pontos da cidade.

A parte interna da igreja também é linda e pode ser visitada diariamente das 8h às 18h, sem contar os horários de missas que são quase diários.

Único no mundo

A primeira sugestão é o Santuário São Paulo Apóstolo de Ilópolis, o único em honra ao santo no mundo. A maior relíquia desse templo religioso são as vestes litúrgicas de uma santidade: o papa João Paulo II. Ele doou a casula e a estola ainda em vida, em 2002 – material que está exposto junto a uma estátua em tamanho real do santo. Instalado em 1998, o santuário preserva a tradição apostólica nos pequenos detalhes. Ainda na parte interna da igreja há várias referências ao número de apóstolos de Cristo. Desde a quantidade de colunas, lâmpadas ou alianças, tudo envolve o 12 ou seus múltiplos. Em frente ao santuário, as esculturas em tamanho real dos apóstolos dão boas-vindas ao peregrino. Tudo isso no coração de Ilópolis e em frente a charmosa Praça Itália.

Acompanhe
nossas
redes sociais