A ponte provisória, entre Lajeado a Arroio do Meio, pode ser liberada para o tráfego neste domingo, 11, segundo o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. “Se tudo ocorrer bem.”Ainda é necessário alargar a estrada de chão batido para garantir a passagem de veículos nos dois sentidos ao mesmo tempo.
O Exército finalizou a montagem e fez a entrega formal na manhã de quarta-feira, 7. A passagem de veículo da Defesa Civil fez a inauguração simbólica. O novo acesso possui mais de dois quilômetros.
Pelo lado de Arroio do Meio, desde a RS-130 até o local, a via está sinalizada, iluminada e com o terreno todo preparado para garantir condições de trafegabilidade. Até a ponte são cerca de 500 metros de estrada de chão.
A ponte foi montada em sete dias, sem contar o período de preparação, embarque e transporte de material, empregando 14 viaturas. É biapoiada em cabeceiras que foram concluídas pelas duas cidades, com recursos do governo do estado. A estrutura possui 60 metros de extensão, permitindo a passagem de veículos de até 80 toneladas.
No entanto, o trânsito será em apenas um sentido, no sistema pare e siga com semáforo, assim como ocorre na ponte de ferro, que tem o trânsito limitado a veículos de passeio. Ambos os municípios, em reunião no final de julho, decidiram que, nos primeiros 15 dias, a passagem será liberada para todos os veículos, com posterior avaliação para exclusividade de caminhões e ônibus.
Contudo, a orientação é que veículos leves devem usar de preferência a Ponte de Ferro, acessível em Arroio do Meio pela Rua Marechal Floriano Peixoto e em Lajeado pela Avenida Senador Alberto Pasqualini.