O jornalista mais antigo em atividade no Rio Grande do Sul, Plínio Saraiva, falecia aos 101 anos, em decorrência de uma trombose cerebral. Ele era proprietário e editor do jornal O Taquaryense, fundado em 1887 em Taquari.
Saraiva estava à frente do negócio desde 1947 e, mesmo em idade centenária, continuava na ativa. Apesar das décadas de profissão, ele não se considerava jornalista e, sim, jornaleiro. O centenário foi sepultado no Cemitério Municipal de Taquari e centenas de pessoas acompanharam o cortejo.
O Taquaryense foi comprado pelo pai de Plínio, Albertino Saraiva, dois anos depois da fundação do jornal, em 1889. O impresso era feito da mesma maneira desde que foi fundado, com a tecnologia de dois séculos atrás. Cada palavra era montada com um tipo móvel, linha por linha.
Cerca de dois anos antes, em 2002, a Univates tinha feito uma parceria com o Taquaryense para organizar as edições do jornal em um banco de dados digital e assim preservar os documentos históricos. Plínio tinha participado das reuniões. O convênio coincidia com a abertura do curso de Jornalismo na Univates, no segundo semestre de 2002.
O Taquaryense funciona ainda hoje e é o segundo periódico mais antigo no RS ainda em circulação, atrás apenas da Gazeta de Alegrete. A família Saraiva ainda administra o negócio, no mesmo prédio que abrigava o jornal já na década de 1960, em frente à Praça da Matriz de Taquari.
Há 50 anos…
Eleita a 1ª diretoria da Câmara Júnior de Cruzeiro
A Junior Chamber International (JCI) de Lajeado fundava a Câmara Júnior de Cruzeiro do Sul. Na época, já tinha criado também uma associação em Estrela. A primeira diretoria da JCI de Cruzeiro teria como presidente Balduino Goerck, como secretário Loreno Hens e para tesoureiro Elgar Loeblein. Na época, o diretor dessa expansão era Paulo Lauxen. A JCI de Lajeado é a entidade que ainda se mantém.
Fundada a associação de motoristas do Vale
Há 50 anos, era fundada a Associação de Condutores de Veículos do Vale do Taquari. A reunião foi organizada por Nilton Fensterseifer e uma diretoria provisória foi eleita. Para presidente, foi escolhido Breno Hentges, como vice, Arlindo Palm, para secretário, Valdeli Barth, 2º secretário, Vilson Scheid, tesoureiro Ruben José Satler e 2º tesoureiro Ari Verno Conrad. Hoje, não há mais registros sobre a entidade.
Hoje é
- Dia Internacional dos Povos Indígenas
- Dia Nacional da Equoterapia
- Dia Interamericano da Qualidade do Ar
Santo do dia: Santa Edith Stein