Considerar a possibilidade de vitória nas urnas, mensurar a aceitação dos pré-candidatos ou avaliar a gestão pública. As pesquisas representam uma ferramenta muito utilizada antes e durante a campanha eleitoral. Os percentuais da intenção de voto ajudam a diagnosticar a aceitação das estratégias pelo público. É neste contexto decisivo que os institutos de pesquisa são contratados por partidos envolvidos no processo ou veículos de comunicação para transformar em números as intenções de voto.
Com mais de 25 anos de experiência na atividade, o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, coordena pesquisas presenciais e por telefone em todo o Brasil. A demanda aumenta neste período e nos dias que antecedem a votação. “Estes levantamentos auxiliam muito desde que não tenha o objetivo de buscar a confirmação de próprias opiniões. É preciso construir as pesquisas de forma isenta”, alerta.
Em um cenário de polarização política, Sauer defende que a credibilidade é fundamental para que os centros possam manter sua reputação, com coerência no processamento dos dados coletados. De acordo com o especialista, o cuidado vai desde a elaboração das perguntas para não influenciar os entrevistados. “É apresentado um disco de papel em formato de pizzas e dentro das partes estão os nomes colocados com letras e espaçamentos do mesmo tamanho. Além disso, se entrega o documento em um modelo que precisa girar para não estabelecer preferências por meio de lista, por exemplo”, descreve.
A tecnologia também é aliada no processo. Enquanto os responsáveis pelas coletas de campo aplicam os questionários e cadastram as informações por meio de tablet ou celular, os dados são analisados em tempo real para verificar o cumprimento das estratégias de pesquisa como diversidade de bairros, faixa etária e outros pré-requisitos. A parte final do processo é o contato telefônico para confirmar as respostas e, por fim, o processamento das informações.
Entre outros regramentos estão a necessidade de manter critério específico quanto ao formato adotado, seja presencial ou via telefone, por exemplo e cálculo da margem de erro, ao considerar pessoas que optaram por não responder ou o número total de eleitores em comparação com a quantidade de entrevistas feitas.
O Instituto Methodus será o responsável pelas pesquisas de intenção de voto das eleições municipais em seis cidades do Vale do Taquari, contratadas pelo Grupo A Hora.