O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) é um evento a nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, descendente do antigo estadual Femobral(popularmente Mobral). É promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), realizado desde 1986, sendo que desde 1997 a final ocorre no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.
É realizado anualmente, em três etapas: regionais, inter-regionais e final. Envolve competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, somente na categoria de Danças Tradicionais (entre força A e força B) e mais de 60 mil espectadores na fase na final. (Este no caso que o CTG Tropilha Farrapa de Lajeado participou com a invernada adulta com mais de 36 participantes) com o tema e a história contada.
Uma ode ao gavião
A História de Teixeira Nunes, que foi interpretada por Jean Finke.
Estávamos na classificatória para a final do Enart. Acontece 3 em todo o estado, e os classificados passam para a próxima fase. A primeira foi em Venâncio Aires(para nós), e agora foi em Erechim.
A coreografia é de Ederson Vergara e o grupo tem como instrutor Anderson dos Santos.
Já na dança de salão, foram 31 casais que dançaram no sábado. Essa modalidade teve classificatória para o domingo, passando 15 casais. Ana Esposa de Andreas Fala com Emoção: “Te digo Clayton, que a emoção não cabe no peito. Em especial pra mim e o Andreas, que já vimos grupos formarem, desmancharem diversas vezes, está sendo mágico. Esse grupo é com certeza uma família. E não é da boca pra fora, é do coração. Uma união extraordinária, um amor de cada um, por cada um. A energia deles brota em forma de amor, respeito e garra.