O único representante masculino da ginástica olímpica brasileira nos Jogos de Atenas, Mosiah Brentano Rodrigues, tinha raízes no Vale do Taquari. A mãe do atleta, Rosângela Brentano, era natural de Roca Sales.
As Olimpíadas de 2004 ocorreram em Atenas, capital da Grécia, dos dias 11 a 29 de agosto. Na equipe classificada para a ginástica, Mosiah era o único homem. Natural de Porto Alegre, ele tinha 22 anos e participava das Olimpíadas pela primeira vez. O jovem tinha começado na ginástica aos 6 anos, no Grêmio Náutico União.
Em 2004, a reportagem do Jornal O Informativo foi feita por e-mail, enquanto o atleta estava na Grécia. Na época, ele treinava em média seis horas e meia por dia, divididas em dois turnos. Além disso, Mosiah fazia fisioterapia entre os treinos e depois ia para a faculdade, onde cursava educação física.
“Me sinto privilegiado de estar aqui, no maior evento esportivo do mundo. Nenhum dinheiro pode comprar uma vaga olímpica. O atleta que está nos jogos só conseguiu depois de muito treino e superação, somos todos vencedores”, dizia.
Essa foi a única Olimpíada que Mosiah participou, ele ficou em 33º lugar na classificação geral da ginástica masculina. Apesar disso, acumulou várias medalhas em campeonatos brasileiros, sul-americanos e pan-americanos.
Criação do Sinduscom Vale do Taquari
O sindicato iniciava as atividades junto à Acil, anunciava o Jornal O Informativo da época. A fundação oficial do Sinduscom-VT foi um pouco mais tarde, em 24 de novembro de 2004. Mas uma assembleia era organizada na Acil, onde foi aprovado o estatuto e eleita a diretoria provisória.
A entidade contemplaria empresas da construção civil, indústrias de mobiliário, marcenarias, olarias e cerâmicas para construção, artefatos e produtos de cimento e concreto da região.
A primeira diretoria tinha Leandro Eckert como presidente, José Zagonel como vice-presidente administrativo, Paulo Portz como vice-presidente financeiro e para diretores, Roberto Ely, Roberto Jachetti, Luciano Lucian, Waldir Ewald, Wanderley Theves e Ricardo Mucillo.
Há 50 anos…
Inauguração do novo parque municipal de Estrela
A administração de 1974 convidava a comunidade estrelense para conhecer o novo parque da cidade. O espaço ficava ao lado do antigo Estádio Walter Jobim, hoje chamado de Estádio Aloysio Valentim Schwertner e desativado. Na época, uma ponte recém tinha sido construída para ligar o novo parque com a rua Coronel Brito.
Hoje é
- Dia Nacional do Documentário Brasileiro
Santo do dia: São Caetano