Empresas retomam confiança no mercado de proteína animal

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Empresas retomam confiança no mercado de proteína animal

Os processadores brasileiros de carnes de frango e suíno estão projetando a quebra de recordes na produção e exportação de volumes nesse segundo semestre.

Para a Dália Alimentos, “as exportações estão crescendo, com os preços em momento interessante de recuperação, depois das dificuldades de 2021, 2022 e 2023. Os preços das carnes estão valorizados no mercado internacional, em função da redução dos rebanhos na Europa”, relatou o vice-Presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial e Marketing da Dália, Igor Weingartner.

Segundo a ABPA, a previsão é de que o Brasil exporte cerca de 437.000 toneladas de produtos de frango, em média, por mês, neste ano.

Jonathan Campos/divulgação

Para Valdecir Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), “quando se tem mais dinheiro, facilita. Até o final de 2025, a efetividade na produção, os números positivos, e a prosperidade em volumes e preços mais altos de exportação vão confirmar o bom momento. Há uma oferta ajustada no mercado interno de produção. É necessário crescer dentro da escala de produção para melhor absorção dos mercados internos e externos”.

No caso da carne suína, da qual o Brasil é o quarto maior fornecedor mundial, as exportações poderiam ser aumentadas em até 7,7% em 2024, para 1,325 milhão de toneladas, disse a ABPA.

Indústria calçadista impulsiona vagas de emprego

ARQUIVO

A indústria calçadista brasileira encerrou o primeiro semestre do ano com saldo positivo na geração de postos de trabalho. Foram criadas 7.650 mil vagas até o mês de junho. Os dados apontam para 288.200 mil empregos diretos, 3,8% menos do que no mesmo mês de 2023. No mês de junho, o setor calçadista gerou 1.120 mil postos de trabalho. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a partir do levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados, o dado reflete uma melhora gradual no mercado doméstico, que absorve mais de 85% das vendas da indústria calçadista.

O Rio Grande do Sul é o principal empregador calçadista nacional. Tendo gerado 1.455 postos de trabalho, a indústria gaúcha encerrou o sexto mês com 85.600 mil empregos na atividade, 3,8% menos do que no registro de junho de 2023.

RÁPIDAS

  • Medical San – Será lançado hoje mais um episódio do Medical Business Cast, que vai apresentar Cristiane Boneta, especialista em peles negras, para compartilhar sua inspiradora trajetória na estética. O episódio estará no YouTube e Spotify do Grupo Medical San. A apresentação é de Laiany Dantas.
  • Dívidas – Para iniciar um novo semestre letivo sem pendências, mais de 2 milhões de alunos podem negociar suas dívidas com universidades a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. São 6,1 milhões de ofertas disponíveis com mais de 59 instituições parceiras de todo o Brasil, com descontos de até 95%.

Frase do dia

Marcelo Mota, em entrevista a MoneyTimes, falando sobre a Newcastle

“A avaliação da condição epidemiológica e a ausência de novos casos com sintomatologia de doenças do síndrome respiratória e nervosa na região possibilitou a evolução na situação e a indicação da normalidade sanitária no estado do Rio Grande do Sul”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal.” – Marcelo Mota

Acompanhe
nossas
redes sociais