Passado o período das convenções partidárias – cujo prazo encerrou ontem –, partidos correm contra o tempo para registrar na Justiça Eleitoral as candidaturas a prefeito, vice e vereadores, bem como as coligações que irão disputar as eleições de outubro. Esse processo deve ser feito até o próximo dia 15, véspera do início da campanha eleitoral.
Até o fechamento desta edição, a maior parte dos municípios do Vale já estavam com cenário definido para o pleito, com 83 candidaturas majoritárias homologadas. Ainda haviam convenções previstas para a noite, casos de partidos em Taquari, Anta Gorda, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o registro de candidaturas, assim como as atas das convenções, deve ser elaborado no sistema CANdex, que fica disponível no site dos tribunais eleitorais. Depois, os pedidos precisam ser apresentados nos cartórios das respectivas zonas eleitorais.
Após essa etapa, os pedidos de registro passam a tramitar no Processo Judicial Eletrônico (PJe), na classe de Registro de Candidatura. Nesse momento, um ministro do TSE ou, se for o caso, um magistrado do tribunal regional é indicado como relator do processo.
Mais candidaturas
Com o panorama eleitoral encaminhado na maior parte da região, duas cidades se destacam como as recordistas em candidaturas majoritárias. Tanto Estrela quanto Teutônia contarão com cinco frentes na disputa, todas homologadas em convenções.
No caso de Estrela, o número não chega a surpreender. Em 2020, o município teve sete candidatos a prefeito, recorde na região. Já em Teutônia nunca houve tantas candidaturas majoritárias em quatro décadas de emancipação.
Arroio do Meio, com quatro candidaturas confirmadas, terá o maior número de postulantes ao Executivo em 42 anos, repetindo o número do pleito de 1982. Mesma marca registrada por Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Lajeado e Encantado contarão com três candidatos ao pleito municipal, cada um.
Apenas uma chapa
Pelo desenho das convenções, há cidades que ficarão com candidatura única. É o caso de Nova Bréscia, onde o atual prefeito, Angelo Barbieri vai a reeleição e – pelo menos até o fechamento desta edição – não terá adversário nas urnas.
A situação se repete também em Marques de Souza, onde apenas Fábio Mertz teve candidatura homologada às eleições, e em Travesseiro, com Gilmar Southier também em busca da reeleição. Na eleição de 2020, houve candidatura única apenas em Mato Leitão, ocasião em que Carlos Bohn foi reeleito prefeito.
Últimas convenções
Até o fechamento desta edição, a reportagem aguardava o encaminhamento de candidaturas majoritárias em convenções nos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Dois Lajeados, Fazenda Vilanova, Mato Leitão e Muçum.
Calendário eleitoral
Próximas datas
- 15 DE AGOSTO
– Data limite para registro das candidaturas - 16 DE AGOSTO
– Início da campanha eleitoral nas ruas e na internet - 30 DE AGOSTO
– Começa a propaganda eleitoral obrigatória na TV e no rádio para o primeiro turno