Na noite de segunda-feira, 5, a Câmara de Vereadores de Lajeado foi palco da final do concurso Oratória nas Escolas, edição Lajeado. Evento é uma iniciativa da Junior Chamber International (JCI) e ocorre em âmbito nacional, com o objetivo de desafiar jovens do oitavo e nono ano do ensino fundamental a desenvolverem habilidades de fala, escrita, comunicação e oratória. O propósito é incentivar esses jovens a adotarem uma postura crítica sobre temas relevantes da sociedade e da educação desde cedo.
Com o tema “O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma que aprendemos”, os oito alunos finalistas, previamente selecionados, tiveram de dez a cinco minutos para apresentarem e defenderem os argumentos. Participaram do projeto escolas dos municípios de Lajeado, Santa Clara do Sul, Forquetinha e Estrela. As apresentações seguiram a ordem determinada por sorteio, e os quatro melhores alunos foram premiados.
Os jurados do evento foram Gabriel Costa, do Grupo RBS; Antônio Juarez Mathias Correa da Silva, gerente da ACIL; Cíntia Agostini, Gerente Comercial da Área de Relacionamento com o Mercado da Univates; Fernanda Pinheiro, pró-reitora de ensino da Univates; e Stefan Felipe Marx, Diretor Nacional do Programa Oratória nas Escolas da JCI Brasil em 2024.
Os vencedores do concurso
- 1º lugar: Bianca Luiza Ludwig, da Escola João Batista de Melo, de Forquetinha;
- 2º lugar: Luiz Goulart Schmidt, da Escola João Batista de Melo, de Forquetinha;
- 3º lugar: Laura Cardoso da Silva, da EMEF Santo André;
- 4º lugar: Eloísa da Silva, da EMEF Guido Arnoldo Lermen.
Além dos alunos premiados, a escola vencedora, Escola João Batista de Melo, de Forquetinha, foi reconhecida e recebeu um prêmio especial. A grande campeã, Bianca Luiza Ludwig, terá a honra de representar a JCI Lajeado no concurso “Oratória nas Escolas” em nível estadual.