Estudantes e o Rio Taquari

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Estudantes e o Rio Taquari

O Concurso Viver Cidades, do Grupo A Hora, está com inscrições abertas. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental, do 5º ano ao 9º ano, e do Ensino Médio. Na segunda edição do certame, os alunos do Fundamental têm o desafio de escrever uma redação. Para os jovens do Ensino Médio, a proposta é fazer um vídeo.

Tema central

A importância do Rio Taquari para região e ao estado, a necessidade de preservação do manancial e de seu ecossistema motivaram a comissão organizadora a escolher, ainda em janeiro, o rio como tema central da segunda edição do concurso. A enchente de maio, suas causas e impactos, ratificaram escolha.

Foto: ARQUIVO

Conhecer e preservar

Mais do que nunca, é preciso conhecer e respeitar a natureza. Ao passo que os estudantes buscam informações e captam imagens do rio para participar do concurso, a consciência ambiental amplia-se. Este um dos propósitos do Concurso Viver Cidades. Quer saber mais? Acesse www.grupoahora.net.br aba Viver Cidades.

Pingos d’água

  • A Univates está com dois editais abertos de seleção de bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) para atuarem nos projetos de pesquisa: o Biovales – Centro de análises de compostos bioativos dos Vales, e o Desenvolvimento de um bio-herbicida a partir de extratos de erva-mate. Inscrições até o dia 12 e 15 de agosto, respectivamente. Contatos pelo  nucleodeprojetos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5758 e 5761.
  • Está aberta, no site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a consulta pública que tem como objetivo disponibilizar a minuta de Portaria que estabelece procedimentos para a continuidade das ações de monitoramento da qualidade da água subterrânea e andamento dos sistemas de remediação ambiental nos empreendimentos impactados pelos desastres naturais ocorridos em abril e maio de 2024.A consulta ficará no ar até o dia 9 de agosto de 2024.

Dia livre

Por muitos anos, municípios brasileiros, entre eles Lajeado, manifestavam-se no Dia Livre de Impostos. A data significava que todos os ganhos do cidadão, até então, somavam o valor dos impostos por ele pagos durante o ano. Simplificando, de 1º de janeiro até fim se maio, o brasileiro trabalhava apenas para pagar impostos.

Dia crítico

Assim como o Dia Livre de Impostos, existe o Dia da Sobrecarga da Terra – data do ano em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade do planeta de produzir ou renovar esses recursos ao longo de 365 dias. Este ano, o Dia da Sobrecarga no mundo foi 1º de agosto; no Brasil, a situação é pior, porque ocorreu três dias depois, 4 de agosto.

Cheque especial

Segundo a WWF-Brasil, organização da sociedade civil brasileira, para atender os atuais padrões de consumo dos seres humanos seriam necessários 1,75 planeta. Ou seja, no dia 1º agosto, ultrapassamos o limite e passamos a usar o “cheque especial” da natureza. A cobrança vem com juros altos: enchentes, temperaturas extremas e todas as perdas colaterais.

Acompanhe
nossas
redes sociais