Direto da Alemanha, grupo Ihna celebra cultura germânica em Estrela

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

Direto da Alemanha, grupo Ihna celebra cultura germânica em Estrela

Evento inicia às 19h30min no Salão da Soges. Grupo folclórico conta com cerca de 40 integrantes entre dançarinos e músicos. Esta é terceira vez que o conjunto se apresenta no município

Direto da Alemanha, grupo Ihna celebra cultura germânica em Estrela
Grupo Ihna esteve em Estrela duas vezes durante a década de 1990. (Foto: Divulgação)
Estrela

Noite para celebrar as danças e as músicas germânicas. Os Grupos Folclóricos de Estrela recebem o grupo Ihna, conjunto folclórico da cidade de Erlangen, Alemanha, nesta terça-feira, 6. São cerca de 40 dançarinos e músicos que se apresentam no Salão Social da Soges. O evento é alusivo às comemorações dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

O espetáculo inicia às 19h30min e deve ter aproximadamente 1h30min de duração. Os ingressos estão disponíveis na Comunidade Evangélica de Estrela, na Soges e no Colégio Martin Luther e podem ser retirados mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Pela terceira vez, o grupo Ihna se apresenta em Estrela. O conjunto folclórico esteve no município duas vezes durante a década de 1990, bem como já recepcionou dançarinos estrelenses na Alemanha. Desta vez, o espetáculo contará com música ao vivo para exibição das danças germânicas.

Coordenador do Grupo de Danças Folclóricas de Estrela e organizador do evento, Andréas Hamester destaca que o conjunto criado em 1971 é reconhecido pela forma como leva o folclore pelos países. “O grupo Ihna possui um grande prestígio. Além da Alemanha, é uma referência no Brasil”, afirma.

Além de celebrar o bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, o grupo do estado da Baviera também comemora os 60 anos de atuação dos Grupos Folclóricos de Estrela nesta terça-feira. “Não é sempre que temos um conjunto folclórico da Alemanha na cidade e na região. É uma oportunidade para a comunidade prestigiar a cultura germânica”, comenta Hamester.

Intercâmbio cultural

Os integrantes do grupo Ihna estão hospedados nas residências dos dançarinos estrelenses. A prática é comum entre conjuntos folclóricos e a iniciativa deve ser retribuída no ano seguinte, durante a sétima turnê dos grupos de Estrela pela Europa.

“Nos últimos 30 anos, recebemos mais de 45 entidades da Alemanha e também de outros países europeus. Oferecemos a estadia porque proporciona um intercâmbio de culturas e porque também vamos ficar hospedados na cidade de Erlangen em 2025. Assim se cria boas amizades entre os integrantes”, diz o coordenador.

Assim como o grupo Ihna está pela terceira vez em Estrela, os grupos estrelenses também visitaram a Baviera em anos anteriores.

Grupo Ihna em Estrela

  • Hoje, dia 6, às 19h30min no Salão Social da Soges
  • Entrada: 2 quilos de alimentos não perecíveis

Acompanhe
nossas
redes sociais