Uma exaltação à tradição e à força do povo gaúcho. Assim pode ser resumido o espetáculo Nossa Terra, Nosso Chão, que a Cia de Patinação Sobre Rodas apresenta em Lajeado no dia 18 de agosto. Com a participação de cerca de 110 atletas de Lajeado e Colinas, o show ocorrerá no Ginásio da Associação de Moradores do Bairro Florestal (Avenida Dos Quinze, n°. 468) em duas sessões: às 16h e às 19h. Como atração especial, a performance do lajeadense tetracampeão panamericano e campeão dos Jogos Mundiais, Marcel Stürmer.
Diretora do espetáculo, Jaqueline Nonnenmacher explica que os artistas possuem entre 4 e 40 anos e, em dez coreografias, demonstrarão com graça e habilidade sobre patins a resiliência e capacidade de superação do povo gaúcho, o qual, apesar das catástrofes climáticas que assolaram o Estado recentemente, não desiste de recomeçar e valorizar sua história e tradição.
“Pretendemos mostrar nossa arte sobre rodas enaltecendo o Rio Grande do Sul. Lembraremos as dificuldades, mas mostraremos que nosso povo supera a dor e todos obstáculos com fé, esperança e força”, afirma.
Segundo ela, a Cia Sobre Rodas ficou um período de quase dois anos sem poder realizar espetáculos por conta das últimas cheias do Taquari que também atingiram os espaços onde eram realizados os eventos e os deixaram sem condições de serem utilizados com segurança técnica. “Após um difícil recomeço, neste show buscaremos levar para a pista um momento lindo, emocionante e muito especial, com toda nossa alma gaúcha”, garante Jaqueline.
Os ingressos para o Nossa Terra, Nosso Chão são limitados e podem ser adquiridos antecipadamente com os patinadores. O valor do investimento é de R$ 30 para arquibancadas e cadeiras de pista ou R$ 50 para a área vip.
A Cia Sobre Rodas
Fundada em 1982, a Cia Sobre Rodas chega aos 42 anos com cerca de 250 alunos divididos nos polos de Lajeado, Encantado, Colinas, Marques de Souza, Progresso, Ibirubá, Vespasiano Corrêa e agora também em Guaporé. Sob a coordenação técnica de Jaqueline Nonnenmacher, a escola é referência pelo desempenho em competições estaduais, nacionais e internacionais, tendo formado atletas que se destacaram individualmente ou em grupo, como é o caso do multicampeão Marcel Sturmer.
De acordo com Jaqueline, a patinação é considerada um exercício corporal completo, pois estimula o fortalecimento dos músculos, gera queima calórica e aprimora qualidades como concentração, equilíbrio, postura, flexibilidade e coordenação. Por ser um esporte que também descontrai e promove o bem-estar, é capaz de afastar doenças como depressão e falta de autoestima.