Bolsas de valores na Europa e na Ásia despencaram nesta segunda-feira. A semana começou agitada no mercado financeiro. Bolsas de valores da Europa e Ásia despencaram diante da previsão de desaceleração da economia dos Estados Unidos. A bolsa de Tóquio, no Japão, caiu 12%, no pior resultado em 37 anos, desde a chamada “segunda-feira negra” de outubro de 1987.
O índice FTSE 100, em Londres, abriu 2,3% mais baixo, enquanto o Euronext 100 caiu 3,5%. Bolsas em Taiwan, Coreia do Sul, Índia, Austrália, Hong Kong e Xangai também caíram.
Quem aposta em criptomoedas também está tendo um início de semana preocupante. O Bitcoin caiu para cerca de US$ 50.000, seu menor nível desde fevereiro.
Junto com a informação dos fracos números de geração de emprego nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, o iene tem se valorizado em relação ao dólar americano. O Banco do Japão aumentou as taxas de juros na semana passada, tornando as ações em Tóquio mais caras para investidores estrangeiros.
Desaceleração dos EUA
O temor da desaceleração da economia norte-americana, gerado pela divulgação nos EUA de uma série de indicadores econômicos mais fracos do que o esperado, está no centro desta segunda-feira de “derretimento” dos mercados.
Dados oficiais de emprego mostraram que os empregadores dos EUA criaram 114 mil vagas de trabalho em julho, bem abaixo da expectativa de 185 mil, enquanto a taxa de desemprego aumentou. Além disso, neste período do ano que são divulgados os balanços das empresas que operam na bolsa, de capital aberto, duas potências internacionais, Amazon e Intel, tiveram resultados considerados decepcionantes no 2T24.