Mais de 50 dias após o anúncio do início das atividades, a reconstrução da ponte na ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado, permanece na etapa de construção do “canteiro de obras”. A atualização foi feita pela assessoria da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e confirmada pela reportagem do A Hora em visita ao local. O andamento dos trabalhos desafia o cumprimento da promessa feita pelo secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, que garantiu a conclusão da estrutura até 25 de dezembro deste ano.
A responsável pela obra é a Engedal Construtora, de São José (Santa Catarina). As primeiras ações ocorreram em 12 de junho. O acordo entre a autarquia responsável pela ERS-130 e a empresa vencedora do certame é que as informações sobre o andamento dos trabalhos sejam repassadas de forma exclusiva pela EGR.
No local, foi instalado um isolamento com taludes próximo ao Motel Monn Cherry nas laterais da pista até o local onde a antiga ponte caiu. O acesso de pedestres para a passadeira é feito por uma estrada lateral à rodovia.
Os destroços da antiga ponte seguem no local. Além disso, ao longo da manhã desta segunda-feira, 5, alguns operários construíam o abrigo onde será a base das operações, no lado de Lajeado. Há ainda um estudo de profundidade em andamento para avaliar as condições do local.
Neste pavilhão, há cerca de 500m da ponte, serão fabricadas as vigas pré-moldadas que servirão de suporte para a travessia com 150m de extensão. O valor licitado é de R$ 14,05 milhões.