Uma alternativa criada por moradores e empresários de Marques de Souza e Travesseiro para retomar a travessia sobre o Rio Forqueta, foi a construção de uma ponte baixa com a utilização de containers e madeira. A obra iniciou há duas semanas, porém alguns problemas exigiram a adaptação da estrutura. A inauguração ocorreu na tarde desta segunda-feira, 5.
No último final de semana moradores das duas cidades se organizaram e retomaram a obra. O trabalho se concentrou na colocação das madeiras que formam a pista de rolamento. Já os pilares foram colocados na semana anterior. São três. Todos eles preenchidos com pedras e concretados para atingir o peso de 120 toneladas.
Os acessos foram abertos pelos dois municípios, com maquinários da secretaria de Obras. Em Marques de Souza, o acesso será pela estrada da antiga barca e em Travesseiro a estrada foi aberta no antigo Camping do Írio. Agora com a ponte pronta, haverá restrições de fluxo de veículos semelhantes as que já ocorrem na Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio. Limitadores de altura e largura foram instalados nos dois acessos.