“O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma que aprendemos” é o tema da grande final do concurso Oratória nas Escolas, promovido pela Junior Chamber International (JCI) Lajeado. O evento acontece nesta segunda-feira, 5, a partir das 19h, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado.
O projeto, que está em sua 18ª edição, envolve alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de Lajeado, Estrela, Forquetinha e Santa Clara. “A ideia é que os jovens possam, desde cedo, tomar uma posição crítica sobre assuntos da sociedade e educação. Para isso, todos os anos temos temas de oratória diferente, que vem a nível nacional”, explica a vice-coordenadora do projeto, Juliana Purper.
O concurso de oratória é idealizado dentro de um dos pilares da JCI: desenvolver a sociedade. “Este é o nosso maior projeto para a sociedade, pois estamos lidando com os jovens. Sabemos que logo eles estarão no mercado de trabalho e, nesse sentido, a comunicação é muito importante”, ressalta André Mallmann.
O vencedor da final municipal se classifica para a etapa regional do concurso, que acontecerá em Arvorezinha. Esta última pode levar o aluno ao concurso nacional.
JCI Lajeado
O atual presidente da entidade, Luiz Gustavo Kroth, conta que a JCI é uma instituição presente em mais de 120 países. No Brasil, atua em 60 municípios, entre eles, a cidade de Lajeado. “A JCI promove o desenvolvimento de jovens líderes de 18 a 40 anos, por meio de projetos que desenvolvem, tanto os membros que atuam em uma ação, quanto a comunidade”.
Ouça a entrevista completa: