Venda de carros seminovos e usados dispara mais de 350% no mês de junho

Negócios em Pauta

Venda de carros seminovos e usados dispara mais de 350% no mês de junho

Comparativo entre os meses de maio e junho foi beneficiado pela necessidade de reposição de veículos pós-cheias. Reaquecimento do mercado também é percebido na região, mas vendedores discutem comparativo

Venda de carros seminovos e usados dispara mais de 350% no mês de junho
Especialistas debateram o assunto no programa Negócios em Pauta desse sábado, 3. (Foto: Jéssica R Mallmann)

A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) anunciou que a venda de seminovos e usados disparou em 387%, entre os meses de maio e junho. A elevação é motivada, principalmente, pelas cheias que atingiram o Rio Grande do Sul, uma vez que as pessoas precisaram adquirir outros veículos. O reaquecimento do mercado também é percebido na região, mas os vendedores discutem o comparativo.

Gerente da CarHouse Lajeado, Diego Ortiz acredita que, apesar de existir um disparo na venda entre maio e junho, a base do comparativo é prejudicada. “A gente vem de dois meses em que a venda era muito baixa”. Para ele, a comparação deve estar atrelada ao mesmo período do ano passado. “Houve um crescimento de 2023 para 2024. Acredito que esta seria uma base mais certeira. Não chega a 350%, mas alcança entre 10 e 12%, o que representa uma comercialização muito positiva”.

Há mais de 30 anos no mercado, o proprietário da Meneghini Veículos, Elio Meneghini, acredita que o potencial econômico da região contribui para este resultado positivo, mesmo após as catástrofes. “Se tem uma região que eu acredito muito é o Vale. Ele é muito criativo, muito trabalhador. Deu certo e vai dar certo, mas temos que ter um pouco mais de paciência”.

Para ele, as vendas no mês de maio praticamente não existiram, uma vez que a unidade foi atingida pelas águas. Ainda assim, ele destaca a regularidade e o crescimento nas vendas do setor.

Da capital para o Vale

O proprietário da Helio Automóveis, Piti Arnhold, conta que uma mudança perceptível no segmento de seminovos e usados no Vale do Taquari, é a entrada de novas marcas e modelos. O que traz um público diferenciado para a região.

“Nos tornamos um polo no segmento dos automóveis. A pouco tempo atrás, quem queria uma BMW ia a Porto Alegre ou região metropolitana. Hoje é possível comprar em Lajeado, não precisa mais sair daqui”, lembra. “Nós temos praticamente todas as marcas. O pessoal realmente está aderindo a região como um local para comprar carros”.

Veja a entrevista completa

Acompanhe
nossas
redes sociais