Contrastes de um bairro

Opinião

Mateus Souza

Mateus Souza

Jornalista e colunista do caderno Lajeado - Um novo olhar sobre os bairros

Contrastes de um bairro

Carneiros, em extensão, é um dos maiores bairros de Lajeado. Desde a década passada, experimenta urbanização crescente, sobretudo na área mais alta e nas proximidades da divisa com o Universitário. Já a parte histórica, mais próxima do Rio Taquari, ainda preserva características rurais. Ou preservava. A enchente de maio foi cruel com uma das regiões mais antigas do município e devastou casas e propriedades. O cenário de destruição indica muito trabalho a ser feito e contrasta com a pujança de parte do bairro. Ainda há espaço para crescer, sem dúvidas. Mas o futuro parece incerto.

Foto: Felipe Neitzke

Mudança de perfil

O Alto do Parque passa por um processo de transformação. Conhecido mais por ser um “bairro nobre” de Lajeado e sediar dois parques, começa também a se abrir para investimentos. Instalação de empresas, empreendimentos residenciais e comerciais e estabelecimentos gastronômicos dão uma cara nova para a região. Sinais da descentralização. Claro, muitos moradores não querem que o bairro perca o seu charme. E isso não deve acontecer. Mas tende a ficar cada vez mais funcional e autônomo.

Foto: Mateus Souza

Olhar necessário à Praça do Half

Participei, em julho, de uma banca para avaliar trabalhos de alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Gustavo Adolfo referentes à proposta de intervenção em uma praça da cidade. O complexo de lazer, conhecido como Praça do Half, fica próximo à divisa do Alto do Parque com o São Cristóvão e tem três áreas diferentes. Duas coisas me chamaram atenção. Primeiro, a qualidade dos trabalhos e o conhecimento dos estudantes sobre temas relacionados. Segundo, o potencial do local objeto de estudo. Tem localização privilegiada e um amplo espaço subaproveitado. Pode ser pensado, sim, um projeto para requalificar a praça. Todos saem ganhando.

Das ruas

– Enfim, a movimentação de máquinas e trabalhadores na BR-386 ganha corpo. Isso é notório. Mesmo em fins de semana, a empresa terceirizada que assumiu a obra em abril mobiliza equipes para avançar na duplicação. Não tem como ser diferente. Afinal, a conclusão deveria ter ocorrido em julho de 2023. Está um ano atrasada. E só deve ficar pronta no primeiro semestre de 2025. Eu espero.

– Ainda sobre a BR-386, acompanhei in loco parte dos trabalhos de demolição da (agora antiga) sede da Polícia Rodoviária Federal. É um marco para a cidade, pois aquele prédio existia há cerca de três décadas. Agora, será possível avançar na construção do novo túnel de acesso ao bairro Conventos. Por enquanto, a PRF ficará provisoriamente em um imóvel alugado do outro lado da rodovia. Depois, ganhará uma sede nova em Forquetinha.

– Representantes da Associação de Moradores do Centenário estiveram reunidos com engenheiros da CCR ViaSul semana passada para discutir soluções acessos ao bairro. E o encontro foi considerado positivo pela presidente da entidade, Raquel da Rosa. Os ânimos acirrados, ao menos por enquanto, ficaram para trás, pois houve um entendimento de que as obras tendem a melhorar a vida da comunidade.

– Até novembro, o governo de Lajeado pretende finalizar a segunda etapa do alargamento da rua Pedro Theobaldo Breidenbach, no bairro Conventos. São 900 metros de nova pista, desde a esquina com a José Franz até o entroncamento com o Urban Center. Uma demanda antiga da comunidade que começa a tomar forma. Mas os investimentos em mobilidade urbana não podem parar por aí.

– Esta é a última edição temática do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os Bairros”. Foi prazeroso conversar, ouvir, analisar e escrever sobre as virtudes, os problemas e as propostas para o desenvolvimento dos 28 bairros de Lajeado. Seguiremos nas redes sociais e também com os debates na Rádio A Hora até o fim do ano. E, em breve, uma publicação especial vai trazer dados inéditos sobre a cidade. Aguardem!

Programe-se

18 de agosto
Gramado Cultural
Local: Centro Cultural Univates

28 de agosto a 1º de setembro
18ª Feira do Livro
Local: Avenida Piraí, no São Cristóvão

 

Acompanhe
nossas
redes sociais