“A única maneira de liquidar o dragão é cortar-lhe a cabeça, aparar-lhe as unhas não serve de nada.”
José Saramago
O termo “gaslighting” é usado para designar uma forma de abuso psicológico em que informações são manipuladas até que a vítima ou vítimas não consigam mais acreditar na própria percepção da realidade.
Sua origem vem do filme “Gas Light” (“À Meia Luz”, 1944), em que um homem tenta manipular a esposa e todos à sua volta para que acreditassem que ela seria louca.
O processo de gaslighting também pode ser utilizado na política. Isso ocorre ao utilizar as informações de forma enganosa e manipuladora com o objetivo de desestabilizar e desorientar a opinião pública, criando narrativas falsas e alternativas não baseadas na realidade.
Dessa forma se torna uma estratégia para angariar apoio a favor ou contra uma ideologia, ponto de vista ou política.
Em um nível populacional, o gaslighting prejudica a capacidade do público de pensar e refletir sobre políticas públicas bem como distorce a verdade e a realidade e cria um senso de desconfiança entre o público.
Gaslighting político muitas vezes aparece camuflado: Minimizar os erros da administração , desacreditar oponentes políticos, encorajar desinformação deliberada e desviar a atenção de notícias relevantes são todos indicadores da sua presença.
De acordo com estudiosos , há duas vítimas distintas do gaslighting político: aqueles que são manipulados com sucesso e aqueles que têm visões opostas l vc(jornalistas e pesquisadores). Os gaslighters políticos podem tentar silenciar os últimos .
As primeiras instâncias controladas e cuidadosamente planejadas de gaslighting político foram vistas na Alemanha nazista, na qual dissidentes eram manipulados de muitas maneiras.
Pesquisadores também distinguiram entre gaslighting político aberto e velado. O primeiro acontece quando um orador explicitamente vende informações demonstravelmente falsas enquanto presumivelmente está ciente da falsidade.O último acontece quando o orador faz declarações ambíguas que não podem ser refutadas conclusivamente.
O gaslighting veio para ficar.. tanto a direita como na esquerda.