Há 20 anos, incêndio no STR  de Arroio do Meio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, incêndio no STR de Arroio do Meio

Um pouco antes das 22h de segunda-feira, moradores da rua Dr. João Carlos Machado perceberam fumaça nas janelas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio. Naquela época, o supermercado, a padaria e os escritórios do sindicato funcionavam no prédio da esquina com a rua Bento Gonçalves.

Como Lajeado ainda não tinha guarnição de bombeiros, foi o Corpo de Bombeiros de Estrela que atendeu a ocorrência e se deslocou para Arroio do Meio com dois caminhões.

Apesar do incêndio, a estrutura do prédio não foi abalada e o fogo não chegou à loja do mercado. As chamas consumiram a parte térrea, onde ficavam os estoques. A causa do incêndio, na época, não foi identificada.

Nova sede ao Legislativo de Lajeado

A câmara de vereadores aprovava a instalação da nova sede do Legislativo na rua João Abott, na esquina com a rua Marechal Deodoro, no Centro antigo de Lajeado. O local escolhido tinha sido garagem da empresa T. J. Sartori e servia também como uma fábrica de pallet.

Ali seria erguida uma sede própria para o Poder Legislativo que, desde 1998, funcionava num espaço alugado no Genes Work & Shop. O imóvel existente no na João Abott seria desapropriado no valor em torno de R$ 240 mil.

Na época, a ida do Legislativo para o local animava os comerciantes e moradores da área, que esperavam uma diminuição na criminalidade e maior circulação de pessoas no Centro.

Apesar das tratativas, a câmara de vereadores nunca se transferiu para o endereço e, até hoje, continua no Genes Work & Shop. Em 2022, o município incorporou o prédio da antiga sede da Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari (Acvat), construído na década de 1950. Na época, foi falado na possibilidade de o imóvel ser a nova sede do Legislativo, na esquina da avenida Benjamin Constant com a rua Júlio May.

Há 50 anos…
Loja Seli viria a Lajeado

O antigo Banco da Província funcionava na esquina

A rede Lojas Seli, de Estrela, anunciava a vinda para Lajeado. A empresa tinha comprado o prédio do antigo Banco da Província, que ficava na esquina da rua Júlio de Castilhos com a Borges de Medeiros, para instalar a nova loja. Na época, a companhia já anunciava que iria construir um novo prédio no local e iria demolir a velha estrutura. A construção iniciou por volta de 1976. Ainda hoje, no local, existe o prédio erguido pelas Lojas Seli, embora a filial em si tenha fechado há anos. A empresa foi fundada em 1965, em Estrela, por Erno Faine e sua esposa Seli, a origem da denominação.

Sábado é

  • Dia do Capoeirista
  • Dia do Tintureiro
  • Dia de Santa Lídia
  • Dia do Fim da Censura no Brasil

Santo do dia 3: Santa Lídia

Domingo é

  • Dia do Sacerdote
  • Dia do Padre

Santo do dia 4: São João Maria Vianney

Acompanhe
nossas
redes sociais