Um pouco antes das 22h de segunda-feira, moradores da rua Dr. João Carlos Machado perceberam fumaça nas janelas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arroio do Meio. Naquela época, o supermercado, a padaria e os escritórios do sindicato funcionavam no prédio da esquina com a rua Bento Gonçalves.
Como Lajeado ainda não tinha guarnição de bombeiros, foi o Corpo de Bombeiros de Estrela que atendeu a ocorrência e se deslocou para Arroio do Meio com dois caminhões.
Apesar do incêndio, a estrutura do prédio não foi abalada e o fogo não chegou à loja do mercado. As chamas consumiram a parte térrea, onde ficavam os estoques. A causa do incêndio, na época, não foi identificada.
Nova sede ao Legislativo de Lajeado
A câmara de vereadores aprovava a instalação da nova sede do Legislativo na rua João Abott, na esquina com a rua Marechal Deodoro, no Centro antigo de Lajeado. O local escolhido tinha sido garagem da empresa T. J. Sartori e servia também como uma fábrica de pallet.
Ali seria erguida uma sede própria para o Poder Legislativo que, desde 1998, funcionava num espaço alugado no Genes Work & Shop. O imóvel existente no na João Abott seria desapropriado no valor em torno de R$ 240 mil.
Na época, a ida do Legislativo para o local animava os comerciantes e moradores da área, que esperavam uma diminuição na criminalidade e maior circulação de pessoas no Centro.
Apesar das tratativas, a câmara de vereadores nunca se transferiu para o endereço e, até hoje, continua no Genes Work & Shop. Em 2022, o município incorporou o prédio da antiga sede da Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari (Acvat), construído na década de 1950. Na época, foi falado na possibilidade de o imóvel ser a nova sede do Legislativo, na esquina da avenida Benjamin Constant com a rua Júlio May.
Há 50 anos…
Loja Seli viria a Lajeado
A rede Lojas Seli, de Estrela, anunciava a vinda para Lajeado. A empresa tinha comprado o prédio do antigo Banco da Província, que ficava na esquina da rua Júlio de Castilhos com a Borges de Medeiros, para instalar a nova loja. Na época, a companhia já anunciava que iria construir um novo prédio no local e iria demolir a velha estrutura. A construção iniciou por volta de 1976. Ainda hoje, no local, existe o prédio erguido pelas Lojas Seli, embora a filial em si tenha fechado há anos. A empresa foi fundada em 1965, em Estrela, por Erno Faine e sua esposa Seli, a origem da denominação.
Sábado é
- Dia do Capoeirista
- Dia do Tintureiro
- Dia de Santa Lídia
- Dia do Fim da Censura no Brasil
Santo do dia 3: Santa Lídia
Domingo é
- Dia do Sacerdote
- Dia do Padre
Santo do dia 4: São João Maria Vianney