As disputas eleitorais começam a tomar forma na região. E este fim de semana será de mais definições nos municípios, com dezenas de convenções partidárias. São os dias derradeiros para a homologação de candidatos a prefeito, vice e vereadores e também o encaminhamento de coligações entre as siglas.
Entre os municípios mais populosos do Vale, destaque para Estrela, que terá três convenções neste sábado, 3. Atual prefeito, Elmar Schneider será confirmado como candidato a reeleição pelo MDB, repetindo a dobradinha vitoriosa de 2020, com João Schäfer (PSD) de vice. PDT e PL também confirmam apoio à dupla, que ainda pode receber o apoio do Republicanos.
Já o PP, que volta a ter candidatura própria em Estrela após 16 anos, terá chapa pura à disputa. O vereador João Braun, mais votado em 2020, concorre a prefeito, com Ioná Carreno de vice. Por fim, o PSB prepara o lançamento de Renato Horn ao Executivo. O vice será do mesmo partido, José Alves.
Os três nomes a serem homologados na cidade se juntam a Carine Schinwgel (União Brasil) e Jair Wermann (Novo), nomes aprovados em convenções na semana passada. Os vices serão Márcio Mallmann (Podemos) e André Mallmann (Novo), respectivamente.
Últimos nomes
Em Arroio do Meio, as convenções confirmarão mais dois nomes à majoritária no fim de semana. No sábado, 3, o PL se reúne para definir chapa pura ao Executivo. André Vianini e Lúcia Horn são os indicados, sendo que o primeiro deve encabeçar a chapa. No domingo, 4, é a vez do PT, que tem o ex-vereador Paulo Grassi como o mais cotado para a disputa.
Em Lajeado, o MDB faz convenção neste sábado para homologar as candidaturas de Carlos Ranzi e Márcio Dal Cin à prefeitura. A dupla terá o apoio do Podemos e do PSD.
Já em Teutônia, o atual prefeito Celso Forneck será confirmado, no mesmo dia, como candidato a reeleição pelo PDT, que também indica o vice da chapa, Vitor Krabbe. PSB e Podemos integram a coligação.
Outro cenário que começa a se definir é o de Encantado. Depois de Luciano Moresco ser confirmado pelo PT como candidato a prefeito na quinta-feira, 1º, o PSDB homologa Jonas Calvi como candidato a reeleição no domingo, tendo Baixinho Orsolin (MDB) de vice. No mesmo dia, o PP vai anunciar chapa pura à disputa, com Paulo Costi e Enoir Cardoso.
Primeira confirmação
Quarta cidade mais populosa do Vale, Taquari terá a primeira confirmação de candidatura neste sábado. O atual prefeito André Brito, do PDT, será homologado na convenção do partido. A vice será Rosi Santos, do PP. A coligação ainda é formada por MDB e PL, que chegou a lançar pré-candidatura majoritária, mas desistiu para apoiar Brito.
Na segunda-feira, 5, será a vez de PSDB e PT se reunirem em convenção conjunta para lançar o ex-vice-prefeito Luizinho Santos ao Executivo. O vice da chapa será o atual vice da cidade, Ramon de Jesus, após o rompimento da dobradinha petista com o PDT, vencedora das últimas três eleições.
Indefinições
Ao todo, são 38 candidatos a prefeito homologados em convenções pela região. Teutônia, com quatro, e Tabaí, com três, são as cidades com mais nomes confirmados à disputa. Por outro lado, há municípios onde os cenários serão definidos somente no limite do prazo.
Alguns locais chamam atenção. Em Bom Retiro do Sul, a desistência de Rodrigo Rodrigues, pré-candidato que representava o grupo situacionista, deixa uma lacuna na disputa, que pode contar com apenas um candidato. Ontem à noite, o ex-prefeito Celso Pazuch teve seu nome homologado na convenção do PSB, tendo PL e Republicanos na chapa.
Candidatos em Lajeado
Cidades com candidaturas homologadas
Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Teutônia, Westfália, Venâncio Aires
Demais cidades: ainda sem candidaturas homologadas até o fechamento desta edição
Próximas datas
- 5 DE AGOSTO
– Término do prazo para realização das convenções; - 15 DE AGOSTO
– Data limite para registro das candidaturas; - 16 DE AGOSTO
– Início da campanha eleitoral nas ruas e na internet; - 30 DE AGOSTO
– Começa a propaganda eleitoral obrigatória na TV e no rádio para o primeiro turno.