O jeito de ser Olimpo

Opinião

Caroline Lima Silva

Caroline Lima Silva

Assuntos e temas do cotidiano

O jeito de ser Olimpo

O Olimpo é descrito como um monte colossal situado no céu, cujo cume atinge as nuvens, sendo morada dos doze deuses do panteão grego. Ele é uma representação divina da residência dos deuses gregos. Conta a história que os habitantes do Olimpo eram principalmente uma nova ordem dos deuses, entidades supremas que personificavam e simbolizavam aspectos da natureza, da mente humana e do cosmos.

Hoje sofremos sua influência das mais variadas formas, sendo uma delas as Olimpíadas, que aparecem no cenário internacional como a máxima expressão do esporte, da estética e da cultura dos povos. Nesse sentido, o “jeito Olimpo” de ser representa muito além da beleza e da força muscular dos deuses da Grécia Antiga. Eles são a representatividade da esperança de atletas que doam sua vida ao esporte, deparando-se com a sôfrega desilusão de não conseguir alcançar o pódio e ter que recorrer à resiliência silenciosa para suplantar suas dores a um novo patamar de treinamento.

Mais ainda, do que significa ser Olimpo, é asseverar que, grandemente, se está impregnado de uma força invisível e ancestral, além da expressão simbólica que cada um dos deuses dele representam. Os poderes de cada um dos deuses significam a capacidade que o humano tem dentro de si e que, não raras vezes, delega a segundo plano por auto sabotagem. Cada um dos deuses simboliza o “jeito Olimpo” de ser na medida em que personifica as virtudes e a perfeição que o ser humano busca em cada aspecto da vida. Tanto na mitologia grega, quanto no dia a dia da cotidianidade aspectos de vitória e derrota são destacados pela influência do temperamento, comportamento e tendências dos deuses que impregnam, até hoje, a maneira de viver dos meros mortais.

Assim, o “jeito Olimpo” de ser convida a pensarmos sobre o quão importante são nossas influências e por que a seguimos de modo a fazer parte de um comportamento padrão. Eles mostram além do que queremos ver. O simbólico que está em tudo. A vida e a morte. A luz e a sombra.

Acompanhe
nossas
redes sociais