Estrela é a primeira cidade do Vale do Taquari a implementar projeto de drenagem desenvolvido para a área urbana. Medida visa minimizar os efeitos das inundações e aproximar o centro da cidade a áreas de preservação ambiental.
LEIA MAIS: Novo PAC destina R$ 17 milhões a projeto de drenagem
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt explica que o projeto ambiental “Verde Urbano” será executado por meio da construção de um Parque Linear Multifuncional com bacia de contenção, além da implantação de biovaletas, jardins de chuva, canteiros pluviais e jardins filtrantes.
O arquiteto e urbanista da pasta, Mauro Ayres menciona que este é um novo modelo de prevenção, em que o objetivo não é somente o escoamento. “A finalidade é realizar um trabalho em três etapas: reter, absorver e drenar, de forma que mitigue os efeitos de fortes chuvas, mas também das cheias.” A geóloga Evelin Schnorr acrescenta que infraestruturas serão adaptáveis e não sofreram danos, independente da quantidade de chuva, assim trabalharão continuamente.
O projeto tem como prazo de conclusão três anos e será feito com o recurso de R$ 17 milhões, repassado pelo Programa de Aceleração de Cidades (PAC), do governo federal.