Lajeado reivindica um Batalhão dos Bombeiros

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lajeado reivindica um Batalhão dos Bombeiros

Uma comitiva de agentes públicos de Lajeado vai a Porto Alegre hoje para conversar com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM/RS), Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. Em pauta, a reivindicação para que a “Companhia dos Bombeiros Militar” da cidade seja elevada para um “Batalhão dos Bombeiros”.

Com isso, segundo os representantes locais, será possível receber mais efetivo, equipamentos, veículos e material de trabalho para os agentes. E a principal justificativa do governo lajeadense, claro, é o aumento no número de fenômenos climáticos e a recorrência de desastres ambientais, econômicos e sociais.

No documento a ser entregue ao chefe do CBM/RS, o prefeito Marcelo Caumo (PP) cita que nas últimas enchentes foi verificada a priorização por parte do comando local no atendimento de ocorrências na parte alta do Vale do Taquari. “Isso se deu porque a parte alta fica isolada pela enchente e se as equipes não chegam antes do rio subir, elas não conseguem mais acessar a área. E isso significa que parte do efetivo de Lajeado acaba sendo enviada para a parte alta, deixando a parte baixa totalmente descoberta”, descreve o gestor. Além disso, Caumo observa que o apoio de outras cidades do Estado chegam “muito depois da enchente atingir seu auge”.

Além da questão das enchentes, Caumo lembra que Lajeado é um “centro urbano médio”, e cujo quartel atende mais ocorrências se comparado a outras cidades do Estado que possuem os denominados Batalhões. “Cabe ressaltar ainda que o Vale do Taquari tem uma realidade política, social e econômica totalmente distinta do Vale do Rio Pardo, e não faz sentido termos a sede de um Batalhão em Santa Cruz do Sul que comanda as operações no Vale do Taquari”, pontua o prefeito. Por fim, o governo municipal reforça que o novo e atual quartel dos Bombeiros de Lajeado foi construído com apoio da municipalidade e é referência para receber a nova unidade militar.

CCR em Pouso Novo

A CCR Viasul encaminha nota sobre a recuperação de um trecho da BR-386 em Pouso Novo, na altura do km 297. De forma sucinta, a concessionária afirma que “as intervenções avançaram para uma nova etapa e as equipes seguem mobilizadas na restauração do talude com o objetivo de reestabelecer a segurança e a trafegabilidade da via”. E o custo do levantamento topográfico, da estabilização do solo, da contenção do talude e da reconstrução da pista pode ultrapassar a cifra de R$ 19 milhões. A expectativa é finalizar as obras no primeiro semestre de 2025.

Casas populares suspensas

O governo de Lajeado divulgou no Diário Oficial a suspensão da concorrência pública para “construção de 56 unidades habitacionais com recursos oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional”. No processo licitatório, a justificativa para a suspensão é “a necessidade de adequações no edital e retificação do cronograma físico-financeiro da obra”. Diante disso, os projetos – e métodos construtivos – serão reavaliados pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan). O contrato está estimado em R$ 8,3 milhões.

MP alerta para “propagandas antecipadas”

O Ministério Público Eleitoral (MPE) da Comarca de Lajeado se movimenta de forma intensa para apontar eventuais equívocos e falhas cometidas pelos pré-candidatos a prefeito (a) e vereadores. Nesta semana, por exemplo, a pré-candidata a prefeita Gláucia Schumacher (PP) foi notificada pela justiça eleitoral para excluir “de todas as redes sociais todo e qualquer material relativo ao pleito municipal de 2020 e ao pleito geral de 2022”. Ou seja, a atual vice-prefeita não havia cumprido a regra eleitoral que exige a exclusão desses materiais – físicos e/ou virtuais – até 30 dias após o dia das eleições. E para o MPE – e ao judiciário – isso configura “propaganda antecipada”. Aliás, outros agentes foram ou ainda serão notificados pelo mesmo erro. Entre eles, o pré-candidato a vereador e ex-secretário de Obras, Fabiano Bergmann, e o também pré-candidato a vereador e atual presidente da câmara, Lorival Silveira, ambos do PP. E se outros agentes não se ajustarem logo, teremos ações contra os pré-candidatos a prefeito Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT).

TIRO CURTO

  • O governo de Estrela anuncia para 5 de setembro a concorrência pública para a contratação de empresa especializada para executar a pavimentação asfáltica na Estrada Nicolau Theobaldo Hoss, na Linha Novo Paraíso.
  • Pré-candidato a prefeito de Estrela, Renato Horn (PSB), o popular “Bonitinho”, vai para a majoritária com chapa pura do PSB. O pré-candidato a vice-prefeito é o empresário José Alves dos Santos. E a convenção do partido ocorre no sábado, no bairro Boa União.
  • Em Lajeado, Natanael Zanatta voltou a atuar na administração municipal logo após o anúncio do pré-candidato a vice-prefeito Guilherme Cé (Novo).
  • A câmara de Lajeado voltou a protelar a interessante proposta do vereador Sérgio Kniphoff (PT) que prevê a informação da cota de inundação em placas de denominação de ruas. Uma ideia já aprovada em Estrela, por exemplo.
  • Aliás, Sérgio Kniphoff (PT), que também é pré-candidato a prefeito, falou na tribuna sobre a possibilidade da cidade contar com um sistema de transporte público gratuito.
  • A Expovale +Construmóbil 2024 será lançada na próxima quinta-feira, em Lajeado. E com um destaque especial. A Acil anuncia a disponibilidade de flexibilizar as condições e exigências para expositores afetados pela enchente e desejam expor na maior feira do Vale do Taquari.
  • O Exército iniciou a instalação da aguardada ponte provisória para veículos leves e pesados sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado. E diversos agentes públicos alertam para a possibilidade de aproveitar as cabeceiras construídas nas últimas semanas para a implantação de uma ponte fixa, de concreto e com duas vias. Mas uma coisa depois da outra, claro.
  • De acordo com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, o governador Eduardo Leite (PSDB) é pré-candidato a presidente do Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais