Ajudar as famílias que tiveram prejuízos com a inundação de maio e usar a experiência para qualificar o aprendizado dos alunos. Esse é o propósito de iniciativa desenvolvida na unidade de Lajeado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Vale do Taquari.
Uma tenda foi instalada no pátio da instituição para receber eletrodomésticos danificados pela enchente. São geladeiras, televisores, máquinas de costura, de cortar grama, fogões, fornos e outros aparelhos.
O diretor de operações do Senai Vale do Taquari, Jerry Hibner, destaca que as pessoas que tiveram itens danificados podem agendar uma avaliação. “Se for possível recuperar, faremos o conserto completo sem custo, inclusive com a compra de peças para reposição.”
Foram mais de 200 eletrodomésticos consertados na unidade. “O programa oferece suporte às famílias, para mitigar um pouco o prejuízo que tiveram, e também serve como um valioso treinamento prático”, destaca Hibner.
Os irmãos Arthur e Gabriel Vila estão no fim do curso de eletrotécnica. Com a experiência, se tornaram “especialistas” em máquinas de lavar. “A gente já arrumou umas 15. São todas muito parecidas”, diz Arthur.
Gabriel acrescenta: “desmontamos, fazemos a limpeza interna e externa, depois vemos o que pode ter estragado. Isso facilita para aprendermos”. Essa prática, dizem, facilita para o futuro. “Pretendemos continuar na área. Atuar em uma empresa e, quem sabe, abrirmos uma empresa.”
Recupera indústria
Em outra frente, o Senai no RS estabelece parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC para auxílio financeiro e manutenção de máquinas. O programa integra o Recupera Indústria RS, que faz parte do movimento criado pelo Sistema Fiergs junto com os sindicatos industriais associados.
São até R$ 85 mil para empresas afetadas pelas inundações. Quanto à recuperação das máquinas, há possibilidade de manutenção nas fábricas ou mesmo nas unidades (São Leopoldo, Canoas, Igrejinha, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre).
De acordo com Jerry Hibner, o formato de atendimento depende do nível de complexidade e da mobilidade do equipamento.
O Recupera Indústria RS também atua em conjunto com os municípios afetados, com a oferta de treinamentos para pessoas atingidas, tanto para reparos pontuais nas moradias, quanto para estimular novos profissionais à área de construção civil.
Neste sentido, o programa acrescenta cursos de manutenção aos funcionários das empresas atingidas pelas enchentes para municípios em calamidade. “Essa é uma iniciativa robusta, que une diversas frentes, desde ajuda financeira, manutenção, treinamentos para que as indústrias e as comunidades possam ter uma retomada mais rápida”, frisa o diretor do Senai Vale do Taquari.
As indústrias interessadas em receber o atendimento devem se cadastrar na plataforma disponível no portal recuperaindustriars.org.br. Pela internet, apresentam um autodiagnóstico para avaliação dos danos.