Alento ao turismo

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Alento ao turismo

A entrevista à Rádio A Hora 102.9 do coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, trouxe um fio de esperança aos empreendedores que investiram suas economias de olho nos milhares de turistas que visitam a região para curtir os passeios pela Ferrovia do Trigo. “O retorno do Trem dos Vales é uma certeza”, disse no microfone do estúdio de Encantado.

Embora não precise a data do retorno das viagens, Fontana entende que o apoio dos governos estadual e federal e a elaboração de um plano de ação em parceria com a concessionária Rumo são os caminhos para garantir recursos e agilizar as obras de reconstrução da ferrovia. Dos 46 quilômetros entre Muçum e Guaporé, cerca de 10% do trecho apresentam estragos nos trilhos e dormentes em função da tragédia de maio. O maior desafio são os deslizamentos que afetaram as estruturas de túneis (foto).

Foto: Fábio Kuhn/365 Vezes no Vale

“Arquitetura coadjuvante”

É assim que a arquiteta Dani de Conto enxerga o Complexo do Cristo Protetor, cujas obras avançam a fim de inaugurar o espaço até o dezembro. Uma das profissionais responsáveis pela elaboração do projeto, ela reforça que a proposta estabeleceu como prioridade preservar e valorizar elementos da natureza e impedir que a intervenção arquitetônica apague a principal experiência do local, a estátua do Cristo em meio ao verde.

O visitante já percebe o aproveitamento desses elementos nos acabamentos, como o uso de basalto nas paredes da portaria e nas muretas, o vidro na estrutura da capela que permite a visão total do exterior (foto), a proteção no entorno das árvores no deque, o uso das madeiras, entre outros. “Cada ida ao Cristo é uma sensação diferente que nos proporciona várias vistas e cenários: um dia o céu está azul, no outro tem nuvens, um dia a árvore está sem folhas, no outro tem flores. É a natureza que provoca isso”, observa.

Bastidores

  • Em Putinga, a oposição deve apostar em dois vereadores do PSD para compor chapa majoritária pura, com Juliano Moretto a prefeito e Marina Bertuol a vice. Maninho, como é conhecido, é o atual presidente do Legislativo e Marina a primeira secretária. Nas eleições de 2020, ele somou votos 263 votos e foi o segundo mais votado. Ela fez 194 e ficou com penúltima vaga. O PSDB tem chance de apoiar. Do lado da situação, Claudiomiro Cenci é um dos cotados pelo PP para tentar voltar à Prefeitura.
  • 10 de agosto. Esse é o novo prazo que os moradores da Fazenda Lohman deram ao governo do Estado para terem acesso à licitação ou ao contrato assinado com a empresa que fará a prometida pavimentação asfáltica na ERS-129, entre Roca Sales e Colinas. Se não obtiveram sucesso, prometem organizar o terceiro protesto do ano. E será durante a semana, período de maior movimento de veículos, e sem avisar o dia e horário.
  • Em Encantado, duas convenções foram realizadas ontem à noite, após o fechamento da coluna. MDB e PL reuniram seus simpatizantes. Os liberais reuniram-se no comitê próprio na Rua Padre Anchieta e os emedebistas na Câmara de Vereadores.

Limpar rios e arroios deve virar rotina nos municípios

Foto: Brayan Bicca

A limpeza de rios e arroios que atravessam os municípios da região alta ganha atenção das autoridades locais. Encantado e Relvado, por exemplo, tem intensificado o trabalho de retirada de material nos locais em que a subida e a força da água deixaram incríveis marcas de destruição, como mostra a imagem do Jacaré, próximo ao Moinho (foto).

O que antes eram espaços de água tranquila, convidativos para um banho em dias de calor ou até mesmo uma pescaria, transformaram-se em ameaça e trazem dor de cabeça à população a cada chuva mais forte. Nesta semana, o governo do Estado confirmou investimento de R$ 300 milhões em recursos para projetos de desassoreamento nos municípios. Não tem volta, a atenção com nossos rios e arroios terá que ser contínua.

Eu pergunto:

Que influência os comportamentos de Lula e Bolsonaro terão nas eleições municipais da região alta?

Acompanhe
nossas
redes sociais