A comissão organizadora da Expovale + Construmóbil iniciou os preparativos para mais uma edição da feira, confirmada para novembro. Para ajudar as empresas afetadas pelas cheias, iniciativa especial foi lançada. Presidentes das comissões, Graciela Black e Daniel Bergesh anunciaram, em entrevista à Rádio A Hora, a venda de estandes, com condições diferenciadas para apoiar a recuperação dos negócios locais.
Na área de exposição, cerca de 80% dos espaços já foram comercializados. Os demais estandes podem ser adquiridos com “valores diferenciados para associados Acil e há possibilidade de flexibilização para as empresas atingidas pelas cheias”, destaca Graciela.
Com a desocupação do Parque do Imigrante pelas famílias que estavam abrigadas no local, os preparativos ganharam um novo impulso. O espaço é a sede oficial da feira e deve receber reformas nos próximos dias.
Preparativos
Segundo Bergesh, no início de julho, a comissão retomou as reuniões com a prefeitura para dar andamento às obras que farão a unificação dos pavilhões 2 e 3, transformando-os em Centro de Eventos.
“Foi contratado um projeto arquitetônico para fazer a harmonização da fachada dos dois pavilhões com pele de vidro. E tudo isso ficou em stand by devido às cheias”, conta Bergesh. A expectativa é que as obras do telhado comecem imediatamente após o término do período de contestações da licitação da empresa selecionada para execução dos trabalhos. O prazo para conclusão é de 40 dias. No entanto, outras etapas do projeto, como a instalação da pele de vidro nas fachadas e a padronização dos pisos, ainda enfrentam desafios financeiros e de tempo.
“A questão é que toda licitação de obra nova pode ser aditivada em no máximo 25% e o orçamento para essa pele de vidro não se faz com esse valor. Seria necessário fazer outra licitação, mas não há tempo hábil”, ressalta.
A alternativa, em negociação, é para que a Acil auxilie na execução e após, a prefeitura fará o repasse do valor das obras.
Lançamento e atrações
O lançamento oficial da Expovale + Construmóbil 2024 ocorre no dia 8 de agosto, no espaço da Unimed, e contará com a presença de patrocinadores, autoridades e imprensa. Durante o evento, serão anunciadas as atrações da feira, que este ano priorizam talentos locais. “A ideia é valorizar bandas e artistas da região. Algumas atrações vão ser com recursos de lei de incentivo, como a Família Lima, que já está confirmada”, revela Graciela.
A integração entre a 23ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) e a 11ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração (Construmóbil promete ser uma experiência única para os visitantes. A feira contará ainda com salão de automóveis, praça de alimentação e sessão de negócios.
Durante o evento, o Grupo A Hora lançará uma revista especial sobre a infraestrutura do Vale do Taquari, abordando os desafios e oportunidades da região. O objetivo é fomentar o debate e buscar soluções para questões críticas como comunicação, abastecimento de água e energia, e condições das estradas. Setores extremamente afetados durante as cheias.