Em uma boa recuperação no Campeonato Brasileiro, o Grêmio tenta ampliar o momento também para a Copa do Brasil. Hoje à noite, enfrenta o Corinthians na partida de ida das oitavas de final. Os dois times voltam a se encontrar na Neo Química Arena, às 21h30min, uma semana depois de empatarem em um jogo polêmico. A Rádio A Hora transmite o confronto.
Os dois clubes já fizeram seis confrontos em Copas do Brasil, incluindo duas finais, com um título para cada um. O Corinthians venceu em 1995 e o Grêmio levou a melhor em 2001. Nos duelos, o Tricolor tem ampla vantagem. Foram cinco classificações em cima do adversário. A última vez que se encontraram na competição ocorreu em 2013, quando o Tricolor avançou nos pênaltis depois de dois empates em 0 a 0.
O Tricolor chega a São Paulo após duas vitórias e um empate no retrospecto recente do Brasileirão e após eliminar o Operário na terceira fase da Copa do Brasil.
Em campo, o técnico Renato Portaluppi pode promover duas alterações no time. Na zaga, Kannemann pode descansar para a entrada de Pedro Geromel. Já no meio-campo, a dúvida é quem joga entre Dodi e Edenilson. A tendência é de manutenção do esquema com três zagueiros. O provável time titular tem: Marchesín; Ely, Geromel (Kannemann) e Jemerson; João Pedro, Villasanti, Edenilson (Dodi) e Reinaldo; Pavon, Cristaldo e Soteldo.
Retomada do Corinthians
Ramón Diaz assumiu o comando em julho com a missão principal de recuperar a campanha da equipe no Brasileirão. Desde então, foram duas vitórias, contra Criciúma e Bahia, um empate, com o próprio Grêmio, e uma derrota diante do Atlético-MG. Esta será a primeira partida à frente do Corinthians pela Copa do Brasil. O provável time titular tem: Hugo Souza; Felix Torres, André Ramalho e Cacá; Matheuzinho, Raniele, Alex Santana, Garro e Hugo; Romero e Yuri Alberto.
Árbitro experiente
Centro das atenções no empate entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro, a arbitragem será experiente no confronto de hoje. O árbitro Marcelo de Lima Henrique será o responsável por apitar a partida. O juiz de 52 anos será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, do Rio de Janeiro, e Nailton Junior de Sousa Oliveira, do Ceará, ambos bandeirinhas Fifa. Marcelo de Lima Henrique já apitou dois jogos do Grêmio nesta temporada: a vitória por 2 a 0 sobre o Athletico, e o empate em 2 a 2 com o Palmeiras no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Será a primeira partida do Corinthians com árbitro em 2024.