Gustavo Adolfo e Univates ampliam parceria

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Gustavo Adolfo e Univates ampliam parceria

Instituições de ensino iniciam pós-graduação voltada para 30 docentes da escola

Gustavo Adolfo e Univates ampliam parceria
Metodologias contemporâneas, com a inclusão de tecnologias com as inteligências artificiais, fazem parte do cronograma da nova pós-graduação. (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

Depois de inovarem com o Ensino Médio dentro da universidade, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e a Univates criam uma pós-graduação in company. Será um ano e meio de curso para 30 professores da escola.

A metodologia prevê a prática de conceitos do ensino contemporâneo, com a docência compartilhada, neurociências e processos de aprendizagem até o uso de tecnologias generativas em sala de aula. Conforme o diretor Edson Wiethölter, o colégio paga 75% do curso.

“O investimento visa preparar melhor nossa equipe docente frente às dinâmicas pedagógicas em constante transformação”, afirma. Conforme o diretor, a proposta foi fruto de mais de um ano de reuniões, análises e elaboração entre Univates e colégio.

“A parceria com o Ensino Médio agora se expande com a formação voltada aos professores. Estamos fazendo mais uma grande entrega diretamente para o nosso corpo docente. Fechamos uma pós-graduação em educação contemporânea na educação básica, construída dentro das nossas necessidades e pretensões.”

De acordo com Wiethöelter, a pós-graduação contempla mais de 50% da equipe de professores do Gustavo Adolfo. “Esse movimento é fundamental para elevar ainda mais a qualidade da nossa educação e formação acadêmica”, acredita.

A formação considera as especificidades do método de ensino do colégio, contempla as aulas bilíngues (dois professores em sala de aula, com explanações em português e inglês), conhecimentos sobre inteligência artificial, pesquisa em sala de aula até a forma de avaliação.

Aulas em duas línguas

O Colégio Gustavo Adolfo implementou a educação básica bilíngue, com dois professores por turno. “Teremos um núcleo comum de 120 horas para todos os participantes e, em seguida, mais cinco núcleos específicos. Um desses núcleos é focado no bilinguismo, onde todos podem participar. Isso abrange o que é pensar e trabalhar com uma língua adicional”, diz Wiethölter.

Além disso, os professores podem optar por áreas específicas como linguagens, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas. A pós-graduação, com cerca de 400 horas de curso, começará em 2 de agosto e tem previsão de término no fim de 2025.

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