Uma cicatriz eterna no São Cristóvão

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma cicatriz eterna no São Cristóvão

A morte brutal de Jadir Paulo Mantovani precisa servir como um divisor de águas para o futuro do bairro São Cristóvão, em Lajeado. “Paulinho”, como carinhosamente era conhecido pelos vizinhos e clientes – e por esse que vos escreve –, era o proprietário de um dos tantos e folclóricos “armazéns” – ou “mercadinhos” – instalados há décadas naquela pujante região da principal cidade do Vale do Taquari. Paulinho foi morto com ao menos duas facadas no peito na pacata tarde desse sábado. O corpo tombou dentro do estabelecimento comercial da família, em frente aos familiares.

Ele morreu trabalhando e lutando pela segurança e futuro da família. Vítima de um criminoso que provavelmente sabia da vulnerabilidade desses pequenos mercados de bairros. Aliás, uma insegurança ainda latente na “cidade inteligente”.Basta ver as grades e formas de atendimento nesses pontos. E tudo isso é fruto da negligência por parte de quem deveria garantir a segurança pública ostensiva e muito mais eficiente. No caso, o Estado. Portanto, e muito além da prisão e da severa punição do assassino e eventuais comparsas, o Estado, e também o município e os líderes locais, precisam agir e devolver tranquilidade ao São Cristóvão. E isso vale para outras áreas periféricas, é claro!

Foto: reprodução / câmeras de segurança

Republicanos deve apoiar Elmar Schneider

A comissão provisória do Republicanos de Estrela foi desfeita na sexta-feira passada e, com isso, o então presidente Valmor Griebeler foi destituído da função. Entre as justificativas, o fato dele ter desistido da pré-candidatura a prefeito ou vice. O movimento ocorreu às vésperas do partido anunciar apoio à pré-candidatura de Carine Schwingel (UB) a prefeita. Ontem foi nomeada a nova provisória, desta vez com Cristhofer Pereira da Silva como presidente. E com mais novidades. O Republicanos deve confirmar apoio à pré-candidatura de Elmar Schneider (MDB) à reeleição. Aliás, a convenção do MDB está agendada para o próximo sábado, às 8h30min, em Linha São José. E a coligação deve ser confirmada com MDB/PSD/PL/PDT/Republicanos.

Hotel Brasil está quase reformado

A reforma do histórico Hotel Brasil, no centro de Lajeado, está próxima da conclusão. Dentro do prédio localizado na Rua Júlio de Castilhos atuam seis pintores, dois eletricistas, dois reformadores de janelas e portas, dois encanadores, seis pedreiros/serventes e dois azulejistas. A equipe se desdobra para deixar a edificação em condições de receber famílias desabrigadas pelas recentes enchentes, em uma nova parceria entre a iniciativa privada – que comprou e reformou o prédio – e poder público – que vai custear a estadia dos desabrigados.

PT (ainda) não definiu o vice. E agora aguarda pelo PDT

É um tanto intrincada a situação do PT em Lajeado. Com o pré-candidato a prefeito anunciado desde maio de 2023 – o vereador e pediatra Sérgio Kniphoff –, e diferente dos adversários, o PT ainda não definiu o pré-candidato a vice. No sábado, e para surpresa até mesmo de alguns pedetistas, os petistas convidaram o PDT para uma coligação e pediram para o provável parceiro indicar o pré-candidato a vice. Entretanto, e isso denota ausência de estratégia, o PDT não sabe bem o que fazer com o convite e apenas ventilou, sem muita convicção, o nome do ex-deputado estadual Heron de Oliveira. O PDT marcou a convenção para o dia 5. Até lá, provavelmente, só especulações. Assim como já ocorria dentro do próprio PT, onde os nomes de Sérgio Rambo, Glademir Schwingel, Eloede Conzatti e Carine Bagestan foram analisados para a chapa majoritária.

Licitação da nova ponte sobre o Forqueta é revogada

O governo de Lajeado divulgou no portal de transparência a revogação do processo licitatório para construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Forqueta. O edital previa uma travessia de duaa vias – para veículos leves e pesados – entre a Av. Alberto Pasqualini, no bairro Universitário, e a estrada geral de Arroio do Meio. De acordo com a administração municipal, o edital foi suspenso após “a solução emergencial apresentada pela iniciativa privada com a reconstrução da Ponte de Ferro, e a necessidade de identificação de solução adicional com o alinhando dos projetos”. Portanto, ou o governo federal aporta mais recursos, ou a tão sonhada terceira ponte entre os municípios vai ficar só no discurso dos representantes do presidente Lula.

TIRO CURTO

  • Uma situação inusitada em Santa Clara do Sul. Por lá, PL e PT devem subir no mesmo palanque para apoiar o pré-candidato a prefeito da oposição, Márcio Hass (PP)
  • Em Lajeado, João Lucas Feldens Catto foi realocado da Procuradoria-Geral para a Secretaria de Administração para atuar no cargo de Ouvidor-Geral do município, função até então desempenhada pelo ex-vereador Ildo Salvi (PSDB), que vai concorrer outra vez em outubro.
  • A informação é do Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana: o turismo emprega mais de duas mil pessoas no Vale do Taquari. Portanto, e como já citamos diversas vezes, turismo não é “capricho”. Mas, sim, emprego, renda e desenvolvimento pessoal e regional.
  • O Grupo A Hora lançou uma enquete no Instagram, para saber dos internautas a melhor forma de utilizar a futura ponte do Dnit/Exército, entre Lajeado e Arroio do Meio. Foram quase mil votos e a maioria (55%) sugere passagem livre para todos os veículos, enquanto os demais querem passagem exclusiva para veículos pesados.

Acompanhe
nossas
redes sociais