Painéis marcam programação especial de agosto da Apae Lajeado

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Painéis marcam programação especial de agosto da Apae Lajeado

Assuntos alusivos ao cotidiano das pessoas com deficiência, ao desenvolvimento e às intervenções serão debatidos

Painéis marcam programação especial de agosto da Apae Lajeado
Ana Paula Rech, diretora da Apae Lajeado e Tamara Dresch, coordenadora pedagógica. (Foto: Ana Júlia Kuhn).
Lajeado

Agosto é um mês extremamente importante para a Apae de Lajeado. Principalmente, entre 21 e 28 de agosto, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 

Entre a programação deste ano, painéis de debates com assuntos alusivos ao cotidiano das pessoas com deficiências, ao desenvolvimento e às intervenções. A temática prestigia profissionais e destaca que portadores de deficiência devem ocupar espaços de direito na sociedade.  

Atualmente, a Apae Lajeado atende 500 pessoas, além de familiares que são assistidos pela instituição. São 127 matrículas na educação especial na Apae. Na clínica de saúde, que atua em diversas áreas, são 380 pessoas vinculadas todas as semanas com atendimentos. Nos grupos de convivência, são mais de 40 pessoas. A instituição atua em três políticas sendo, saúde, educação e assistência social. Além de Lajeado, atende ainda 11 municípios da região. Conta com 60 profissionais envolvidos no atendimento às demandas com equipes altamente qualificadas. 

“Vivemos numa comunidade extremamente generosa e Lajeado acolhe não só a Apae enquanto organização da sociedade civil, mas também outras entidades. Programações, eventos, as necessidades, a maneira como as empresas voltam os olhos para a Apae, isso é motivo de muito orgulho, pois uma organização da sociedade civil se fortalece justamente com o apoio da comunidade e vem de diversas formas, nem sempre financeiros”, reforça Ana Paula Rech, diretora da Apae Lajeado. 

Programação 

A temática é definida pela Apae Brasil e, neste ano o tema é, “A nossa história, quem somos e o que fazemos”. Serão três noites de programação que ocorre no salão da Apae, com início para às 19h. 

“Buscamos parceiros que conseguissem se adequar a essa temática e tivessem uma vinculação tanto com a Apae, como com pessoas com deficiência.” 

Na segunda-feira, 5, o primeiro painel de Abertura do Mês da Pessoa com Deficiência terá como temática, “Do nascimento à inclusão no mercado de trabalho com uma passagem pela Escola de Educação Especial”, com a presença da médica, clínica geral da Apae Lajeado, Sandra Cabral, da professora da Apae, Mariana Becker, com especialização na área e do Auditor Fiscal do Trabalho do Rio Grande do Sul, Rafael Giguer. 

No dia 12 de agosto, o tema será “O olhar terapêutico para com a pessoa com deficiência”. Entre os participantes do segundo painel, estarão a fisioterapeuta com especialidade na área, Bárbara Passos de Sá, a Terapeuta Ocupacional e Especialista em Estimulação Precoce, Cristiane Schneider e a fisioterapeuta e equoterapeuta Deisiré Eckert. 

No dia 19 de agosto, o assunto é “A intervenção especializada dentro da clínica de saúde da Apae”, e os palestrantes serão os profissionais da instituição, entre eles, o psicopedagogo da Apae Lajeado, Ezequiel Marques Júnior com especialidade em Psicopedagogia clínica, institucional e educação especial, além da fonoaudióloga Vitória Sant’Anna. com Mestrado em Ciências Médicas, Especialização em Análise do Comportamento Aplicada – ABA e Especialização em Neurociência e Aprendizagem e a fisioterapeuta Sabrina Catto, especialista em Fisioterapia Neuro funcional. 

Inscrição 

As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pelo link.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais