Nova Farmácia Municipal inicia atendimento nesta segunda

SERVIÇO PÚBLICO

Nova Farmácia Municipal inicia atendimento nesta segunda

Serviço reúne as farmácias Básica (antiga Farmácia Escola), Medicamentos do Estado e a Solidária

Nova Farmácia Municipal inicia atendimento nesta segunda
Créditos: Laura Mallmann/divulgação
Lajeado

Governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou os atendimentos na nova Farmácia Municipal nesta segunda-feira, 29. O novo serviço reúne as farmácias Básica (antiga Farmácia Escola), Medicamentos do Estado e a Solidária, e funciona na avenida Benjamin Constant, 2.718, no bairro Florestal, próximo às câmaras mortuárias e à rodoviária. O horário de atendimento é das 8h às 17h45, sem fechar ao meio-dia.

Desde a enchente de maio, a Farmácia Escola e a Medicamentos do Estado atendiam no Posto de Saúde do bairro Montanha. Para centralizar os serviços, a Secretaria de Saúde buscou um novo espaço de fácil acesso para a população em área não alagável.

Conforme o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, o espaço foi planejado para unir os serviços e ficar ainda mais acessível para a população. “Com as últimas enchentes históricas, percebemos a necessidade de buscar um ponto não alagável e de fácil acesso para a população. Unimos os serviços para facilitar ainda mais o deslocamento dos pacientes”, explica Klein.

Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária é um programa pelo qual a farmácia recebe a doação de medicamentos que deixaram de ser usados, mas estejam válidos e em embalagem original. A doação pode ser feita pela comunidade, por clínicas, profissionais da saúde e empresas. Os medicamentos passam por triagem e avaliação e são distribuídos de forma gratuita à população que precisar e tiver prescrição.

A lista com os medicamentos doados será publicada no site da Prefeitura, para que as pessoas que precisarem possam saber o que está disponível para doação.

Atendimento na Farmácia Municipal

O serviço agora conta com um novo modelo de atendimento em que o paciente é atendido em guichês individualizados, onde é verificada a medicação necessária, o estoque e disponibilidade. Confirmando a disponibilidade, a informação é repassada para a equipe responsável pelo estoque, por meio de um sistema interno de informação digital, que inicia a separação dos medicamentos. Conforme Klein, a expectativa é agilizar a separação e a entrega dos medicamentos, trazendo mais conforto aos usuários.

Acompanhe
nossas
redes sociais