Fluxo nos primeiros 15 dias será para todos os veículos

PONTE DO EXÉRCITO

Fluxo nos primeiros 15 dias será para todos os veículos

Estrutura será mantida até a construção da passagem na ERS-130. Novas avaliações serão feitas sobre exclusividade a caminhões e ônibus

Fluxo nos primeiros 15 dias será para todos os veículos
Foto: Gabriel Santos

O batalhão de engenharia do exército iniciou a construção de uma ponte temporária entre Arroio do Meio e Lajeado, sobre o Rio Forqueta. Com 60 metros de comprimento e capacidade para suportar até 80 toneladas, a estrutura será essencial para a mobilidade na região até que a ligação definitiva pela ERS-130 seja restabelecida.

O tenente coronel Gustavo Humberto dos Santos Costa, comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul, acompanhou o início das obras. Segundo ele, a construção da ponte deve durar de 20 a 25 dias. “A estrutura, quando concluída, ficará no local até que uma estrutura definitiva seja feita na ERS-130”, afirmou.

As prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado estão colaborando com os serviços de aterros, que avançaram nos últimos dias graças às condições climáticas favoráveis dos últimos dias. Em Lajeado, os trabalhos ocorrem a partir da rua Romeu Júlio Scherer, no bairro Planalto, enquanto em Arroio do Meio, as máquinas operam em Forqueta Baixa.

Ambos os municípios, em reunião na tarde desta segunda-feira, 29, decidiram que nos primeiros 15 dias a passagem será liberada para todos os veículos e posterior avaliação para exclusividade a caminhões e ônibus. Contudo, veículos leves devem usar de preferência a Ponte de Ferro, acessível em Arroio do Meio pela Rua Marechal Floriano Peixoto e em Lajeado pela Avenida Senador Alberto Pasqualini.

A empresa Brasrede será responsável pela instalação de câmeras para monitoramento da área. Raquel Schwambach, diretora da empresa, informou que os pontos de instalação serão definidos em conjunto com os departamentos de trânsito e comando rodoviário. “A intenção é permitir o monitoramento e acompanhamento em tempo real dos acessos e do movimento em outros pontos da ERS-130”, disse.

Para controlar o fluxo de veículos, semáforos serão instalados nos acessos à ponte. Além disso, placas de orientação serão fixadas para garantir a segurança e a organização do tráfego.

Acompanhe
nossas
redes sociais