Etapa em Teutônia é a maior da história

CIRCUITO DOS VALES

Etapa em Teutônia é a maior da história

O domingo, 28, marca a retomada do Circuito dos Vales/Omega Construtora após enchente histórica de maio. Projeto se consolida como um dos maiores eventos de corrida de rua do RS

Etapa em Teutônia é a maior da história
Na primeira etapa do Circuito dos Vales no ano, sediada em Santa Clara do Sul, Merice Barbon ficou em primeiro lugar na categoria. (FOTOS: ARQUIVO PESSOAL)
Vale do Taquari

Um dos maiores eventos de corrida de rua do interior do Rio Grande do Sul, o Circuito dos Vales/Omega Construtora retoma temporada neste domingo, 28, com a segunda etapa do projeto no ano sediada em Teutônia. A partir das 7h30min, os atletas iniciam as provas com largada em frente à prefeitura. Mais de 1,6 mil participantes estão inscritos nas quatro modalidades: corrida, caminhada, ciclismo e corrida kids.

A volta da competição também representa a retomada de atletas pelas ruas no período pós-cheia. Pronta para a etapa que estava prevista para ocorrer em maio, na cidade de Estrela, Deise Wermann precisou mudar a rotina para reorganizar a casa que foi atingida pelas águas. Com uma lesão agravada durante o período da enchente, ela aguarda o domingo para novamente estar no trajeto do Circuito dos Vales.

“Eu estava em recuperação, mas após a cheia bateu um desânimo. Estava difícil restabelecer as atividades físicas. A proximidade da etapa me dá ânimo para retomar o exercício”, comenta.

O incentivo à corrida partiu do namorado, Gerson Sipp. Sempre que possível, o casal treina junto. “Ele me deu muita força quando comecei a caminhar e decidi correr. Com isso, comecei a participar das etapas do Circuito dos Vales”, lembra Deise.

Gerson apresentou o Circuito dos Vales a Deise. Casal se prepara para a próxima etapa

Sipp também retomou as práticas esportivas após o período de cheias e se prepara para a etapa em Teutônia. Entre as expectativas, ver os amigos que fez ao longo do projeto. “Não sei se vai ser meu melhor tempo, mas estou ansioso para ver o pessoal.”

Esporte e solidariedade

A rotina de treinamento de diversos atletas foi afetada após a cheia. Com isso, surgiu o impasse em retomar as atividades diante da população que precisava de apoio. Estudante de Educação Física, Angelo Peixe, 20, diz que manter os exercícios físicos no período pós-cheia possibilitou que ele estivesse bem para ajudar, em especial, na limpeza. A saída encontrada pelo estudante foi se exercitar em casa. Ele relata que ao praticar as atividades, se sentia disposto para auxiliar os amigos que foram atingidos.

“Os primeiros dias foram complicados, porque eu não conseguia correr em meio a situação que o Vale vivenciava. No entanto, as horas de treino em casa me ajudaram a ficar bem”, afirma.

Angelo acredita na prática esportiva como maneira de manter uma boa saúde física e mental

O atleta se prepara desde o início do ano para correr uma maratona, bem como buscar boas colocações nas etapas do Circuito dos Vales. Ele conquistou a posição de primeiro lugar da categoria 20/24 em Santa Clara do Sul. Para Peixe, fazer exercícios diariamente é uma maneira de equilibrar saúde mental e saúde física.

Recorde de inscritos

Organizador do Circuito dos Vales, Deivid Tirp destaca que esta será a maior largada da história do projeto, com o maior número de participantes. Além disso, reforça a importância de retomar os eventos esportivos no Vale. “A gente não pode parar o esporte. Voltar com o Circuito é ajudar a melhorar a qualidade de vida de mais de 1,6 mil pessoas”.

Também coordenador do Circuito dos Vales, Miguel Lucian afirma que, na busca por melhorar a experiência dos atletas, a organização modificou o trajeto deste ano em relação aos últimos anos na cidade. “Deixamos mais plano e bonito, um prato cheio para quem estiver em busca de seu recorde pessoal”, destaca.

Estilo de vida

Com o primeiro lugar na categoria 40/44 anos, conquistado na primeira etapa do Circuito dos Vales deste ano, a professora Merice Barbon, 43, moradora de Boqueirão do Leão, também busca se superar, melhorar seu tempo nos 10 km e manter a posição conquistada no evento.

Merice recorda ter começado a correr em 2015, quando buscava por uma rotina mais saudável e equilibrada. Um ano depois, participou da primeira competição de corrida de rua, em uma edição noturna do Circuito dos Vales.

“Lembro até hoje o quanto foi motivador correr e ver a multidão de corredores ao meu lado. Quando cheguei em casa, me ligaram avisando que um dos troféus era meu. Mal sabia eu da importância que a corrida tomaria na minha vida de lá pra cá”, destaca.

Há quase 10 anos, os treinos são regulares. Ela acredita que as competições auxiliam na motivação já que, quando há uma linha de chegada, a disciplina se torna degrau para alcançar objetivos. No caso dela, o principal deles sempre foi superar as próprias marcas. Com o gosto pelo esporte, unido à dedicação e à técnica, a atleta treina agora para sua primeira maratona, que ocorre em setembro. Mas, antes disso, se dedica à prova de domingo. A corrida será especial, porque esta é a primeira vez que Merice corre ao lado da filha em uma competição.

Cultura em movimento

O Circuito dos Vales/Omega Construtora também valoriza a cultura. Na programação deste domingo, a partir das 8h45min, a Orquestra Henrique Uebel se apresenta na prefeitura de Teutônia. Com repertório eclético e diverso, o espetáculo tem duração de uma hora.

A iniciativa ocorre por meio do projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024, que apresentará diversas atrações artísticas ao longo do ano. O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Grupo A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Acompanhe
nossas
redes sociais