A personificação, a histeria e a cegueira

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A personificação, a histeria e a cegueira

As recentes visitas de Lula e Bolsonaro ao Vale do Taquari atiçaram as bases “petistas” e “bolsonaristas”. E todo o frenesim fica registrado nas redes sociais. É lá que o debate político descamba. Mas também é lá que, muitas vezes, as indigestas verdades são reforçadas.

E sobre as duas principais figuras políticas do país – ao menos na última década –, há dois pontos sempre citados durante essas histerias coletivas virtuais e que demonstram o abismo moral no qual se encontra o nosso Brasil de céu anil. O atual presidente é, sim, um ex-presidiário. No âmbito da Operação Lava Jato, Lula foi condenado e preso após a Polícia Federal e o Ministério Público Federal apresentarem indícios contra o líder petista.

Já o ex-presidente ficou inelegível após a célere decisão do Tribunal Superior Eleitoral condenar as manifestações e ações que, no mínimo, não sustentam uma democracia saudável. Sem falar em outras celeumas jurídicas e criminais que indicam, sim, desvios de conduta. Doa a quem doer, e eu sei que vou apanhar muito por esse artigo, é essa a enfadonha realidade de um país com mais de 200 milhões de habitantes. De um lado, um ex-presidiário. De outro, um político inelegível e repleto de riscos judiciais. E poucos eleitores parecem preocupados com novos líderes. A maioria parece gostar de se retroalimentar com a polarização, a personificação, a paixão e os debates rasos. Assim como Lula e Bolsonaro, é claro.

Kniphoff segue em busca do vice

O PT de Lajeado realiza convenção neste sábado. E a grande questão interna é: quem será o pré-candidato (a) a vice na chapa de Sérgio Kniphoff (PT). Divulgamos faz alguns dias que cinco nomes estavam mais próximos desse anúncio. Mas pode surgir novidade e, inclusive, uma coligação. Entre os critérios ainda em averiguação pelo diretório, a convicção nas políticas públicas sociais da sigla e, não menos importante, as complexas e delicadas questões particulares.

João confirma parceria com Ioná

O PP confirmou a dobradinha para o pleito de Estrela. Pré-candidato a prefeito, o vereador João Braun (PP) terá ao lado a professora Ioná Carreno (PP). A chancela oficial da chapa ocorre na convenção agendada para o próximo sábado, na sede da Comunidade São José Operário, bairro Imigrantes. A cidade pode ter outra vez um número expressivo de candidaturas na majoritária. Além de Braun, já estão confirmados os nomes de Elmar Schneider (MDB), Carine Schwingel (União Brasil) e Jair Wermann (Novo). Já o PSB, com Renato Horn, ainda avalia o cenário.

E o PDT em Lajeado?

O PDT de Lajeado ainda não definiu os rumos para o pleito de outubro. Uma coisa é certa. Não haverá candidatos a vereador. Mesmo assim, a sigla estuda formas de apoiar algum pré-candidato a prefeito para iniciar o movimento de “renascimento” da tradicional sigla na cidade. Ontem à tarde, o coordenador regional José Scorsatto esteve na cidade. E adiantou. “Pensamos no MDB ou no PT”.

E o PT em Estrela?

O PT de Estrela pode ficar totalmente fora do pleito municipal de outubro. Durante os últimos meses, ventilou-se uma nova candidatura de Denise Goulart (PT) na majoritária. Entretanto, as últimas informações dão conta de que não haverá sequer candidatos na proporcional. Aguardemos!

Republicanos anuncia apoio ao PP

Empresário e presidente do Republicanos em Lajeado, João Giovanella confirmou a aliança do partido com a coligação os Progressistas. Ele definiu a parceria logo após almoçar com Gláucia Schumacher (PP) e Guilherme Cé (Novo) nessa sexta-feira. Por ora, então, temos o seguinte tabuleiro: PP/NOVO/PSDB/PL; MDB/PODEMOS/PSD; e o PT.

TIRO CURTO

  • Atenção, governador Eduardo Leite. Faltam menos de cinco meses para o Natal.
  • Em Arroio do Meio, 10 casas populares foram entregues neste sábado. E todas foram construídas e custeadas pela iniciativa privada.
  • Ainda em Arroio do Meio, o pré-candidato a prefeito Sidnei Eckert (MDB) ainda não definiu o nome do pré-candidato a vice. Em análise mais avançada, Rodrigo Kreutz e Andreia Barth.
  • Coordenador Regional do PL no Vale do Taquari, Felipe Diehl foi cogitado como pré-candidato a prefeito de Estrela. Entretanto, o ex-secretário da Fazenda anunciou a pré-candidatura a vereador.
  • Pré-candidato a prefeito em Encantado, Luciano Moresco (PT) vai decidir até quinta-feira – dia da convenção do partido no Paradouro Cristo – o nome do vice. Por ora, há dois nomes do partido em análise, mas ele não descarta uma coligação. “Eu gostaria de contar com uma professora”, diz.
  • Também em Encantado, o PSDB e o MDB seguem próximos. Mas há discordâncias com relação ao nome a ser indicado pelo MDB para ser vice na chapa de Jonas Calvi (PSDB). Entre os agentes em análise, a vereadora Andressa de Souza e o ex-prefeito Baixinho Orsolin.
  • Neste sábado ocorre a convenção do PT de Lajeado no plenário da câmara de vereadores. Já o PP lajeadense realiza a convenção no próximo dia 31, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). E o MDB projeta a convenção partidária para o dia três de agosto, na sede do Legislativo.
  • Você percebe que está em um ano eleitoral quando, após quatro anos, alguém vai lá e pinta o meio-fio na frente da sua casa. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais