E Bolsonaro passou mesmo pelo Vale…

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

E Bolsonaro passou mesmo pelo Vale…

A visita de Jair Bolsonaro (PL) ao Vale do Taquari não durou mais de 30 minutos. O ex-presidente da República chegou em Teutônia por volta das 15h30min dessa quinta-feira, junto a uma comitiva de deputados federais, seguranças, coordenadores estaduais, regionais e municipais do Partido Liberal (PL), e também do filho mais novo, Jair Renan. O líder da direita nacional foi recepcionado por centenas de apoiadores e dezenas de pré-candidatos a prefeito (a) e a vereador (a) de diversos municípios da região. Após cumprimentar as pessoas que estavam mais próximas aos cercadinhos de ferro – a maioria vestindo camisetas verde e amarela –, ele subiu ao palco e falou algumas poucas palavras.

Criticou o atual governo federal, afirmou que a direita vai voltar ao Palácio do Planalto em 2027, defendeu a gestão dele no enfrentamento à Covid, e terminou o brevíssimo discurso com uma adaptação dos seus próprios jargões.“Deus, Rio Grande do Sul e Teutônia acima de tudo”. No fim, e sem atender à imprensa, ele foi ovacionado pelo público presente aos gritos de “Mito” e “Volta Bolsonaro”, e realizou uma sequência de fotos com os futuros postulantes a cargos públicos do PL. Foi uma agenda apressada, reforço. Claramente de improviso. E ainda é difícil mensurar os eventuais impactos nas urnas.

Primeiro debate já está marcado em Lajeado

A campanha eleitoral inicia de forma oficial a partir do dia 16 de agosto. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Portanto, em três semanas vamos vivenciar uma mudança brusca no ambiente político regional. E o Grupo A Hora agendou para o mesmo dia 16 de agosto o primeiro debate entre os futuros candidatos ao cargo de prefeito – ou prefeita – de Lajeado. Os três partidos que indicaram os respectivos pré-candidatos para a majoritária lajeadense já confirmaram participação. E se as respectivas pré-candidaturas se confirmarem no PP, no MDB e no PT, vamos transmitir e publicizar em todas as plataformas o primeiro encontro de Gláucia Schumacher, Carlos Ranzi e Sérgio Kniphoff na condição oficial de candidatos a prefeito (a). Um pontapé inicial às eleições, e um momento crucial para brindar a democracia e proporcionar aos eleitores o acesso aos planejamentos, planos de governos e propostas para a mais complexa cidade do Vale do Taquari.

Share (também) acolhe a Fundef

Além das homenagens previstas ao saudoso Dr. Wilson Dewes, e também da proposta de criação de um instituto com o nome do fundador da Fundef – cujo objetivo será angariar fundos para pesquisas e formações profissionais –, os diretores da Fundef também celebram um novo acordo que envolve de forma indireta a Universidade do Vale do Taquari, a nossa estimada Univates. A ideia é formatar um acordo entre a fundação e o Share, o moderno residencial estudantil erguido no campus, para servir como a nova “Casa de Acolhida da Fundef”. Trata-se de um espaço destinado para o repouso de pacientes e parentes, e cuja estrutura atual é precária e custosa.

Tiro curto

  • Pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito pelo MDB de Lajeado, Carlos Ranzi e Márcio Dal Cin viajaram juntos nesta semana para Curitiba. Por lá, ambos visitaram, entre outros espaços, a sede e a equipe da iCities, uma empresa pioneira em soluções inteligentes para a gestão pública, e que funciona como uma grande plataforma de projetos para cidades inteligentes.
  • Pré-candidata a prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher (PP) participou de um bate-papo com pré-candidatos a vereador (a). O encontro ocorreu na terça-feira. E, entre os novos nomes do partido para a eleição proporcional, destaque para duas ex-emedebistas: Ana da Apama e Daiane Bauer.
  • O PT de Lajeado ainda não definiu o nome do pré-candidato a vice-prefeito. Mas está quase lá. Faz poucos dias, os líderes petistas avaliavam cinco nomes. Eram duas mulheres e três homens. Nem todos seguem no páreo. E a perspectiva é por um agente experiente na política para auxiliar o pré-candidato a prefeito, o pediatra e vereador Sérgio Kniphoff (PT).
  • A STW já recebeu a Licença de Instalação para iniciar a nova sede no município de Estrela. A empresa estava instalada em Lajeado, mas o imóvel foi duramente atingido pelas recentes enchentes.
  • Também em Estrela, o PT já não parece tão disposto a participar do pleito de outubro.
  • Em tempo, o pré-candidato a prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup (PSDB) estava em meio ao público que recepcionou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Um pouco discreto, é bem verdade. E a também pré-candidata a prefeita Aline Köhl (PL), é claro, estava no mesmo palco do líder da direita nacional.

Olhar do Lucas

Em meio às celebrações dos 200 anos da colonização alemã, o nosso peregrino Lucas nos brinda com a belíssima imagem de uma histórica casa construída em estilo enxaimel, e localizada na germânica cidade de Teutônia, em Linha Germana.

Acompanhe
nossas
redes sociais