Recolhimento de tampinhas e experiências lúdicas

O SEGREDO DA INFÂNCIA

Recolhimento de tampinhas e experiências lúdicas

Projetos desenvolvidos por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Quinze de Encantado e que impactam na vida da sociedade pautaram a conversa do quarto episódio

Recolhimento de tampinhas e experiências lúdicas
Maristela, Ana Fausta, Diogo, Micaela e Bernardo, durante o programa no estúdio da Rádio A Hora (Foto: Brayan Bicca).
Encantado

Projetos desenvolvidos por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Quinze de Encantado e que impactam na vida da sociedade pautaram a conversa do quarto episódio de “O Segredo da Infância”, produção especial do Grupo A Hora, em parceria com o Espaço Flores. Ser, de Encantado. O programa apresentado na Rádio A Hora 102,9, no dia 18 de julho, teve a participação dos alunos do 3º ano, Micaela Graciola Boaro, 9, e Bernardo Vilarinho Poletto, 8, acompanhados da coordenadora pedagógica Maristela Cardoso Rizzi. A mediação da conversa foi da facilitadora de processos de inovação social, Ana Fausta Borghetti.

Conforme Maristela, as aulas do 3º ano são coordenadas pela professora Lisiane Delazeri e, durante o ano, são realizados dois projetos, o “Ronronados e lambidinhas agradecem suas tampinhas” e “Experimentos geram conhecimentos”. Na primeira atividade, todas as turmas, do pré ao 5º ano, arrecadam tampinhas e doam para a Associação Encantadense de Defesa Animal (Aeda). A entidade, depois, comercializa as tampinhas e utiliza o dinheiro para o atendimento aos cães e gatos recolhidos da rua que aguardam para serem doados. Um espaço chamado de A Casa das Tampinhas foi construído no pátio da escola para armazenar o material. “É uma iniciativa importante que colabora no sentido de construir a consciência nos alunos sobre os casos de abandono de animais”, explicou Maristela.

A aluna Micaela afirma que, por enquanto, são recolhidas apenas tampinhas de plástico. “A gente guarda as tampinhas na casinha. Toda vez que um aluno ou professor traz tampinhas a gente coloca lá. Quem tiver tampinhas pode levar para nossa escola. Eu me sinto feliz por poder ajudar. Eu tenho três gatos em casa”, acrescentou Micaela. “Eu me sinto feliz, porque a gente ajuda os animaizinhos abandonados. Às vezes a gente tem dó deles e quer adotar um. A gente não compra, a gente adota. Eu tenho um gato e um cachorro”, contou Bernardo.

O segundo projeto foca na realização de experiências, como forma de construir novos conhecimentos e despertar a curiosidade e o gosto pelo aprendizado por meio de ações simples que podem ser reproduzidas em casa, com os amigos e familiares. “Não possuímos laboratório de ciências, mas isso não foi empecilho para que nossos professores desenvolvam essa importante atividade pedagógica. Usamos materiais do dia a dia, utensílios da cozinha, brinquedos”, afirmou Maristela. “É uma atividade que, pedagogicamente, leva a teoria para a prática”, falou Ana Fausta.

Micaela e Bernardo destacaram as experiências do barquinho, do arco-íris, com o uso de chocolates M&Ms e pintura nas cores do arco-íris em papel toalha que absorve a água de dois copos, e do ‘cabelo do ovo’. “São atividades de iniciação científica que estão no currículo escolar. Como são crianças, a profe encontra uma forma lúdica e que se aproxime de uma linguagem do nível da idade deles para facilitar a compreensão”, observou Maristela.

Acompanhe
nossas
redes sociais