“Foi amor à primeira vista. Sou literalmente viciada no jogo”

ABRE ASPAS

“Foi amor à primeira vista. Sou literalmente viciada no jogo”

Aos 70 anos, Teresinha Bitdinger Horn se prepara para participar do Mundial de Eisstocksport que ocorre em Kapfenberg, Estíria, na Áustria, em 2025. Para ela, será um grande desafio, considerando que as disputas serão no inverno europeu, praticadas em pistas de gelo, nas quais nunca jogou. Mesmo assim, está confiante de que trará mais uma medalha para Lajeado

“Foi amor à primeira vista. Sou literalmente viciada no jogo”

Como surgiu o interesse no Eisstocksport. Há quanto tempo pratica?

Desde 2015, quando uma amiga me convidou para conhecer o jogo. Meu marido já praticava este esporte que até então julgava ser exclusivamente masculino. Foi amor à primeira vista.

O que mudou na sua vida após começar a praticar esse esporte?

Houve grandes alterações na minha rotina, tendo em vista os treinos quase diários. Sou literalmente viciada no jogo. É um desafio após o outro. Sempre tenho em mente o calendário dos jogos. Fisicamente, me sinto com maior disposição e energia. O esporte me proporcionou novas amizades e viagens.

Acredita que para prática dessa modalidade existe limite de idade?

Hoje tenho setenta anos. Na minha opinião, os limites de cada atleta são flexíveis. Lamentavelmente sei que a minha hora de parar vai chegar, mas por hora, não me vejo parando.

A senhora já participou de diversos campeonatos, quais foram as conquistas/medalhas que ganhou?

Sim, as conquistas mais recentes foram em Santa Cruz do Sul, na Oktoberfest, onde conquistei o segundo lugar no Individual e a equipe de Lajeado sagrou-se Campeã. Ainda, no mesmo ano, participei da Primeira Copa “Head to Head de Stocksport” ficando em segundo lugar. Em Lajeado, no Primeiro Campeonato Interno de Individual, conquistei o primeiro lugar.

A concentração agora está voltada para o Mundial de Eisstocksport na Áustria

O Mundial vai acontecer em Kapfenberg, Estíria, na Áustria. Os treinos em equipe ainda não começaram. Além da nossa equipe feminina, eu e mais quatro atletas de Santa Cruz do Sul, o Brasil será representado por uma equipe masculina e uma juvenil, sendo essa mista.

O que representa o Mundial para a senhora?

Será um enorme desafio, considerando que as disputas serão no inverno europeu (março/25), praticadas em pistas de gelo, nas quais nunca joguei.

Pretendes continuar a praticar a modalidade?

Com certeza, até que minha saúde permitir, vontade não falta. Deus no comando de tudo. Quanto ao Eisstocksport, as canchas no Parque Histórico estão a disposição oportunizando o surgimento de novos atletas.

Acompanhe
nossas
redes sociais