Expectativa e influência

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Expectativa e influência

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar pelo Vale do Taquari na tarde desta quinta-feira, por volta das 15h. A promessa de líderes regionais é garantir um encontro entre o líder da direita nacional e os apoiadores locais em um posto de combustível localizado junto à Rota do Sol, em Teutônia. Ou seja, e isso restou claro para todos, será uma breve passagem do principal cabo eleitoral do PL. Mesmo assim, os correligionários e pré-candidatos do partido estão mobilizados para aproveitar ao máximo a rápida visita de Bolsonaro.

Afinal, toda foto, selfie ou vídeo curto pode representar ganhos eleitorais. Resta saber, porém, até que ponto a influência desses líderes de âmbito estadual ou nacional – e aqui eu poderia citar as duas visitas de Lula (PT) ao Vale em 2024, ou as diversas aparições de Eduardo Leite (PSDB) – será predominante ou relevante no pleito municipal de outubro. Há quem aposte que isso será determinante. E há quem aposte, por meio de pesquisas, que a opinião e o tradicional aperto de mão dos velhos – ou novos – “caciques” locais será outra vez preponderante no resultado final das urnas.

Foco total nas áreas para desabrigados

A busca por terrenos para a construção das casas populares anunciadas pelas governos federal e estadual é um dos principais entraves para o retorno da dignidade no Vale. Portanto, e por óbvio, os agentes públicos e os órgãos de fiscalização – que já têm feito muito – precisam demonstrar e aplicar muito mais esforço para atender a delicada demanda. E os problemas são diversos. Preconceito, leis ambientais, planos diretores, garantias bancárias, custos, disputas jurídicas, propostas baixas e outros tantos embaraços travam e muito a compra por parte dos entes públicos. Enquanto isso, os municípios perdem moradores e esses moradores deixam sonhos para trás.

E a “Iluminação Inteligente”?

O governo de Lajeado anuncia novo adiamento da licitação para a parceria público-privada que visa implementar a “iluminação inteligente” no município. A modalidade da concorrência pública é a “concessão administrativa” e visa contratar uma empresa responsável pela “implantação, operação, manutenção, eficientização da iluminação pública” e, também, a “implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações (smart city)”, além da instalação de uma usina de geração elétrica na cidade. Com o adiamento, a sessão pública deve ocorrer no dia 12 de agosto. E o contrato prevê investimentos de mais de três centenas de milhões de reais. Aguardemos!

Jonatan fechou com Sandra

Ex-prefeito de Teutônia e ex-chefe de gabinete da Casa Civil do RS, Jonatan Brösntrup (PSDB) confirmou a companheira de chapa para concorrer na majoritária. Pré-candidato a prefeito, o tucano estará ao lado da empresária Sandra Tiggemann (União Brasil), que já concorreu ao cargo de vice-prefeita em 2016, à época ao lado do atual prefeito, Celso Forneck (PDT).

Câmaras e redes sociais

Diversas câmaras de vereadores cessaram com as gravações e transmissões dos encontros legislativos – e também as reuniões das comissões – para atender à legislação eleitoral e evitar ruídos junto aos promotores e eleitores. Da mesma forma, muitas Mesas Diretoras dos mais diversos poderes legislativos optaram por cessar com as publicações em páginas oficiais. E a justificativa é a mesma: atender à legislação eleitoral.

TIRO CURTO

  • O governo de Lajeado sancionou a lei que concede o Título de Cidadão Lajeadense Benemérito ao empresário Roberto Lucchese, diretor da Lyall Construtora e principal responsável pela reconstrução da histórica Ponte de Ferro.
  • Na câmara de Lajeado, tramitam três projetos de lei para novas concessões de títulos de Cidadão Benemérito. As homenagens estão previstas para João Batista Gravina, Ernany Bender, e o ex-reitor da Univates e atual presidente da Fuvates, Ney Lazzari
  • Aliás, e também sobre a Universidade do Vale do Taquari, a nova presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, também deve assumir em breve a posição de Vice-Reitora da Univates.

Acompanhe
nossas
redes sociais