Os vereadores de Lajeado oficializaram a regulamentação da língua alemã como patrimônio cultural do município. Um ato solene ocorreu nesta quinta-feira, 25, na sede do Legislativo para promulgar a lei aprovada pelos vereadores na data exata em que completam 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemã no Brasil.
A proposta foi apresentada por Deolí Gräff (PP) e aprovada por unanimidade na sessão de 02 de julho de 2024. “Com a aprovação deste projeto, Lajeado está prestando sua homenagem à contribuição das famílias alemãs no desenvolvimento do Estado e em especial ao município”, enfatizou.
Para o presidente do Centro de Cultura Alemã de Lajeado, Marcelo Mallmann, os alemães que chegaram no município em 1855 foram fundamentais para o desenvolvimento do município. “Iniciativa importante a criação dessa lei para valorizar essa cultura muito forte no nosso município”, resumiu.
O presidente da Câmara, Lorival Silveira, recordou dos desafios enfrentado pelos imigrantes em aspectos como deslocamento, comunicação e falta de tecnologia. “Um motivo de orgulho tonar lei o reconhecimento da língua alemã por unanimidade na nossa casa”, pontuou.
A vice-prefeita, Gláucia Schumacher, ressaltou o orgulho de carregar no nome a tradição alemã e a importância da manutenção do idioma. “Feliz por ter certeza da manutenção da nossa cultura”, relatou.
O ato solene teve ainda uma apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Dançando Se Vive, de Lajeado.