Grêmio protagonista no mercado

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Grêmio protagonista no mercado

A situação do Grêmio dentro de campo ainda está longe de ser confortável. O time permanece na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, por mais que possa sair nesta rodada. Por outro lado, é preciso enaltecer a atuação do clube no mercado de transferências.

Renato Portaluppi sempre foi tranquilo ao dizer que tiraria o time do lugar onde está. Falava isso pois tinha confiança de que a direção entregaria reforços que poderiam mudar o patamar do elenco e as atuações em campo. Por um tempo parecia ser um blefe do treinador, mas os reforços começam a chegar e apresentam nomes interessantes.

O primeiro bom reforço foi anunciado antes mesmo da janela de transferências abrir. Trata-se de Jemerson, zagueiro que chega do Atlético-MG. Ele ainda não conseguiu atuar por problemas físicas, mas tem tudo para ser titular incontestável da equipe.

Depois do zagueiro atleticano, veio Rodrigo Caio. Este o único nome que para mim foi um erro. Ex-zagueiro do Flamengo, já foi um dos melhores da posição no país, mas com claros problemas físicos, e graves, não consegue ter regularidade há três temporadas.

Depois dos zagueiros, vieram três boas contratações de jovens emergentes do mercado sul-americano. O meia Miguel Monsalve é o mais jovem e inexperiente. Com apenas 20 anos, chega do Independiente Medellín para ser o reserva de Cristaldo, posição que era carente no elenco. Uma aposta visando mais o futuro do que retorno imediato, mas que pode surpreender e ser um importante nome no rodízio do meio-campo.

Depois do colombiano, vieram o chileno e o uruguaio. Alexander Aravena, de 21 anos, era figura importante da Universidad Católica e já tem passagem pela Seleção do Chile. Destro, atua preferencialemente pela ponta-esquerda, e assim chega para brigar por posição com Soteldo e Gustavo Nunes. Como Monsalve, acredito que seja uma contratação mais para o futuro, mas que dependento da adaptação, pode ser importante já no presente.

As duas últimas contratações foram as melhores. O uruguaio Matías Arezo chega a Porto Alegre com a pompa de ter sido um dos goleadores do continente quando atuou pelo Peñarol. Esteve na Espanha e pouco jogou pelo Granada, rebaixado em La Liga. Mas só por isso a contratação foi possível. Arezo é bom de bola. E mostrou no primeiro jogo, quando sofreu pênalti na vitória por 2 a 0 sobre o Vitória. Acredito que logo será titular da equipe, se não contra o Corinthians, já no fim de semana contra o Vasco.

A última contratação tricolor foi a mais ousada. Martin Braithwaite, dinamarquês de 33 anos. Atacante que pode jogar centralizado, aberto, ou atrás do centroavante, depende apenas da adaptação ao futebol brasileiro para se comprovar um acerto da direção. Ele chega ao Grêmio após a temporada mais goleadora da carreira, quando marcou 22 gols pelo Espanyol, ajudando o time a voltar à elite do Campeonato Espanhol. Com Braithwaite, Arezo e Diego Costa, o Tricolor passa a ter três bons nomes para a função.

Como escrevi no início. O Grêmio continua em situação delicada. Está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e enfrenta duas pedreiras na Copa do Brasil e Libertadores. Se depender das contratações, e outras devem vir, o ano ainda pode ser interessante.

Acompanhe
nossas
redes sociais